Notícia

Folha da Região (Araçatuba, SP) online

Odonto e veterinária ganham topo da lista no Guia do Estudan

Publicado em 25 agosto 2005

Por Eloisa Morales
Araçatuba - Os cursos de medicina veterinária e odontologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba vão receber oficialmente no dia 12 de setembro o prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante da editora Abril, em parceria com o banco Real. A cerimônia será em São Paulo.
Os cursos foram avaliados pela editora, que publica anualmente o Guia do Estudante, uma revista onde constam todos os cursos universitários do país e as faculdades às quais eles pertencem. Além disso, traz também um resumo de cada profissão para orientar estudantes que estão saindo do ensino médio e cursinhos e pretendem escolher uma carreira.
Os cursos premiados receberão um selo que na Unesp deverá ser usado em papéis oficiais da faculdade e estarão listados entre os melhores do Brasil na próxima edição do Guia, que deve ser lançado em setembro. Tanto o curso de medicina veterinária quanto o de odontologia da Unesp em Araçatuba receberão o selo com as cinco estrelas, classificação máxima da publicação.
Segundo o vice-diretor da unidade, Célio Percinoto, para se chegar ao resultado, a editora avaliou diversos quesitos como a titulação dos docentes, o incentivo da instituição à pesquisa e a projetos de extensão à comunidade, número de projetos que receberam financiamento de pesquisa de órgãos como a Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a participação de professores e alunos em eventos científicos, além da estrutura de funcionamento do curso (laboratórios, salas de aulas, bibliotecas, entre outras).
Para Percinoto, o prêmio representa um salto de excelência para a universidade, uma vez que a indicação pode gerar aumento na procura do curso pelos alunos. "Isso significa um processo de seleção mais apurado, que por sua vez eleva o nível dos alunos que irão entrar e dos profissionais que sairão daqui", afirmou.
O professor considera importante divulgar o prêmio para a comunidade como forma de "prestação de contas" à população. "É bom que as pessoas saibam como está o andamento dos nossos cursos, afinal de contas é a população que, ao pagar impostos, mantém a universidade", afirmou.