Notícia

Globo Rural online

Óculos ajudam a identificar sintomas do greening em folhas de citros

Publicado em 27 abril 2017

Óculos com lentes revestidas por um filtro especial identificam plantas que estão infectadas com greening, uma das piores doenças que afetam a citricultura. A partir dessa invenção, o usuário enxergará sintomas de mosqueamento das folhas ou amarelecimento, pois a tecnologia permite intensificar o contraste entre as cores verde e amarela, característica visual das folhas contaminadas com a praga.

A ferramenta foi desenvolvida durante a dissertação de mestrado de Luiz Otávio dos Santos Arantes, realizada no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), concluída em 2013. A pesquisa contou com apoio do professor Nilton Luiz Menegon e da pesquisadora da Embrapa Instrumentação, Débora Milori. Arantes. Além disso, também recebeu suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Como funciona

Quando uma planta está infectada, geralmente, as suas folhas possuem coloração amarela que se contrasta com a cor verde dos ramos não afetados. No método tradicional, o greening é identificado por inspetores treinados. Para facilitar esse trabalho e reduzir a taxa de erros na identificação da doença, pesquisadores decidiram desenvolver óculos, que teriam a capacidade de verificar os sintomas do greening.

O diretor de marketing da Fhocus, Clédio Romero Rodriguez, explica que os óculos possuem um filtro de lente rosa, que atenua majoritariamente a cor verde e realça o amarelo. Dessa forma, aumenta a percepção do olho humano para identificar bactérias na folha dos citros. Os ramos que estão saudáveis, isto é, no tom verde, são visualizados com a cor mais escura. Já as folhas que estão infectadas são vistas com a cor mais clara.

No entanto, a pesquisadora Débora salienta que mesmo com o uso dessa tecnologia, a identificação da doença depende da experiência dos inspetores, pois há vários fatores que podem levar ao mosqueamento das folhas como déficit de zinco ou um galho quebrado impedindo a passagem da seiva.

O dispositivo está disponível na Fhocus Optical Soluciona, empresa licenciada para fabricação e comercialização dos óculos, sediada em São Carlos (SP) e com filial na capital paulista, e pode ser adquirido mediante cadastro prévio por telefone ou no site da instituição.

O diretor de marketing da Fhocus afirma que o custo unitário dos óculos é aproximadamente R$ 200,00, mas pode ser reduzido dependendo do número de peças requeridas.

Os óculos de Inspeção de Greening na Citricultura serão apresentados na 24ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que ocorre de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Segundo os pesquisadores, além do Brasil, a tecnologia poderá ser usada por inspetores em outros países produtores de citros, como Estados Unidos, China, México, Espanha e Índia.

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL