A agricultura urbana como instrumento de participação social e alternativa sustentável ao meio ambiente e à saúde humana. Esse é o eixo central do livro Horta na comunidade: participação social e técnicas de cultivo, organizado pela pesquisadora Simone Ley Omori Honda e pelo professor Leandro Luiz Giatti, da Faculdade de Saúde Pública, editora da obra, já disponível para download.
Destacando a horta comunitária, o livro apresenta as vantagens de se cultivar alimentos em cidades, entre as quais controle do cultivo e acesso contínuo a alimentos frescos; aproveitamento de espaços pouco utilizados no bairro; economia de recursos importantes como água e energia; e geração de renda.
Dividido em duas partes, apresenta alguns instrumentos participativos que podem facilitar o trabalho em equipe, auxiliando no processo de engajamento e motivação de grupos comunitários, e as técnicas de cultivo. Entre outras dicas, os autores explicam como escolher o lugar em que a horta será instalada, preparar o solo e definir as espécies de plantas.
A obra é resultado da pesquisa de mestrado de Honda, em andamento, sob orientação do professor Giatti, que integra o projeto de pesquisa “Resiliência e vulnerabilidade quanto ao nexo urbano de alimentos, água, energia e ambiente (ResNexus)”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). As informações apresentadas no livro são também fruto do grupo de horta comunitária “Germinando o Futuro”, que contou com a participação de moradores do bairro e profissionais da Unidade Básica de Saúde Novo Recreio, funcionários, professores e alunos da Escola EPG Nazira Abbud Zanardi e a uma equipe de pesquisadores da FSP-USP.
A obra está disponível na Editora Eletrônica da FSP/USP e também no Portal de Livros Abertos da USP.
Link permanente para este artigo: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2018/09/12/obra-que-trata-das-potencialidades-da-agricultura-urbana-esta-disponivel-na-editora-eletronica-da-fspusp/