Notícia

Jornal do Commercio (RJ)

Obra de Adolpho Lutz começa a ser publicada (1 notícias)

Publicado em 14 de janeiro de 2005

Sessenta e quatro anos de planos e tentativas frustradas terminaram no final do ano passado em grande estilo. Os principais trabalhos, estudos, artigos e cartas de Adolpho Lutz (1855-1940), um dos mais talentosos e produtivos cientistas brasileiros, começaram a ser publicados na íntegra numa obra sem igual no Brasil.
Em novembro, foi lançada uma caixa com quatro volumes: "Primeiros trabalhos - (1878-1885)"; "Hanseníase"; "Dermatologia e micologia"; e um suplemento com glossário, índices e resumos. Até o final deste ano estão previstas mais quatro caixas, formando assim a obra completa de Adolpho Lutz (Editora Fiocruz, R$ 150 a primeira caixa).
Cada uma terá de três a cinco livros com resumos em português e inglês dos trabalhos reunidos, índices remissivos específicos para os três idiomas principais (alemão, português e inglês) e glossário bilíngüe de termos técnicos e de nomes citados por Lutz.
Os livros trazem a produção do cientista carioca relativa a um ou mais temas, com textos de apoio de especialistas das áreas em questão, que comentam a relevância dos trabalhos para a ciência moderna (muitos têm mais de cem anos).
Estima-se que as cinco caixas terão em torno de 10 mil páginas impressas em um projeto que envolve pelo menos 50 pessoas, coordenadas desde 2000 pelo historiador Jaime Benchimol e pela bióloga e historiadora da ciência Magali Romero de Sá, ambos da Fiocruz. (Agência FAPESP)