Notícia

Portal Imprensa

OBCOM promove debate sobre comunicação, liberdade de expressão e censura na USP

Publicado em 15 agosto 2013

Na próxima sexta-feira (16/8), o Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) promove um debate aberto ao público no Auditório Paulo Emílio, da ECA-USP. A intenção, segundo a entidade, é discutir sobre temas ligados à liberdade de expressão e censura na atualidade. 

Durante o evento, pesquisadores realizarão reflexões acerca de questões como opinião pública, classificação indicativa, trabalho, humor, direito, cinema, internet, infância, gênero, sexualidade e Oriente Médio.

Maria Cristina Castilho Costa, coordenadora do OBCOM, destaca que as pesquisas do grupo têm revelado que "os procedimentos de cerceamento à livre expressão, ao direito à informação, transformaram-se em estratégias rebuscadas e nem sempre óbvias como os tradicionais procedimentos da censura em períodos de exceção ou de precariedade institucional".

Além da presença de estudiosos de diversas vertentes, o encontro contará com a Profª Drª Isabel Ferin, da Universidade de Coimbra, Portugal, que ministrará a palestra "Mídia e Corrupção Política: Condicionantes da Liberdade de Expressão". Na ocasião, também será lançada a obra "A Censura prévia do teatro paulista", de autoria de Maria Aparecida Laet.

Confira a programação completa:

9h30 Abertura

10h - 12h Mesa I 

Profª Drª Sandra Reimão - Literatura - Professora da Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH-USP/Leste), e do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Profa. Dra. Roseli Figaro - Mundo do Trabalho - Professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho. 

Profª Drª Eunice Prudente - Direito - Professora da Faculdade de Direito da USP, foi secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e destacou-se na luta pelos direitos humanos no Brasil.

Profª Drª Mayra Rodrigues Gomes - Classificação Etária - Professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), é pesquisadora com bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq e líder de projeto, com apoio da FAPESP. 

Prof. Dr. Ferdinando Martins - Sexualidade - Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP na área de Arte, Comunicação e Sociedade. Vice-diretor do Teatro da USP (TUSP) e Coordenador do Programa USP Diversidade. 

Prof. Dr. Elias Thomé Saliba - Humor - Professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Seus estudos mais recentes giram em torno da história do humor no Brasil, envolvendo as diversas linguagens da representação cultural.

14h - 16hMesa II

Prof. Dr. Ferdinando Martins - Oriente Médio

Profª Drª Cristina Costa - Liberdade de Expressão - Professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC) e do Grupo de Pesquisa do Arquivo Miroel Silveira.

Profª Drª Bárbara Heller - Gênero - Possui Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista e é membro do Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) da ECA-USP.

Profª Drª Renata Palottini - Arte - Professora do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP, autora teatral e escritora premiada, tendo atuado no período da Ditadura Militar, quando sua produção artística foi censurada pelo regime.

Profª Drª Maria Luiza Marcílio - Infância - Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É pesquisadora do Instituto Fernand Braudel e trabalha com história social da infância e da família. Criou e dirige a biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP.

Profª Drª Cláudia Mogadouro - Cinema - Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Graduada em História, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. 

16h30 - 17h30 

Profª Drª Isabel Ferin, "Mídia e Corrupção política: condicionantes da liberdade de expressão". Professora da Universidade de Coimbra, vice-presidente do Centro de Investigação Media e Jornalismo (2011-2013) e Coordenadora de projetos aprovados pela Fundação Ciência e Tecnologia/Portugal. 

17h30

Apresentação do OBCOM e lançamento do site.

18h30

Lançamento do livro: "A Censura prévia do teatro paulista", de Maria Aparecida Laet. Editora Anna Blume.

I Simpósio do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e CensuraData e horário: Dia 16/08/2013, das 9h3 às 19h.Local: Auditório Paulo Emílio, no segundo andar da Escola de Comunicações e Artes da USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443).