Notícia

Informe MS

Obama não está rejeitando negociações com o Irã, diz Joseph Nye no Roda Viva

Publicado em 07 maio 2010

Intelectual e político influente, Joseph Nye é cientista político, professor Emérito e ex-reitor da Harvard J.F. Kennedy School of Government Escola de Governo da Universidade de Harvard será o entrevistado no programa Roda Viva, nesta segunda-feira 10/05, as 22 horas, pela TV Cultura. A entrevista, conduzida por Heródoto Barbeiro, será exibida simultaneamente no site www.tvcultura.com.br/rodaviva.

Nye ocupou diversos cargos na administração pública em Washington, foi presidente do Conselho Nacional de Informações, sub-secretário-adjunto do Departamento do Estado e sub-secretário do Departamento de Defesa. Fora dos EUA lecionou em universidades do Canadá, Suíça e Inglaterra, viajou por mais de 90 países e recentemente esteve em São Paulo a convite da Fundação Armando Álvares Penteado FAAP e da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

É autor de vários livros, alguns deles editados no Brasil, como O Paradoxo Americano, Cooperação e Conflito nas relações internacionais, e Compreender os conflitos Internacionais. Em seus textos, incluindo as centenas de artigos escritos em publicações especializadas, Joseph Nye analisa os conflitos vividos pelo mundo pós-globalizado.

Os conflitos no Iraque, Afeganistão, a guerra contra o terror, a ameaça atômica contra a Coréia do Norte e ainda o programa nuclear do Irã, onde o presidente Barack Obama busca emplacar a sua proposta de restringir o uso de armas nucleares, serão alguns dos temas abordados na entrevista.

Nye comenta no Roda Viva sobre o posicionamento do Brasil na questão nuclear do Irã: Entendo que o presidente Lula tenha dito que as negociações são a abordagem correta. Obama não está rejeitando negociações. Mas quando o presidente Lula e o Brasil parecem deixar os iranianos pensarem que podem deixar de cumprir suas obrigações para com a Agência Internacional de Energia Atômica, sem pagar por isso, a diplomacia é comprometida. E, provavelmente, isso faz com que os iranianos achem que podem avançar com suas armas nucleares.

A bancada de entrevistadores será formada por Celso Lafer professor titular da Faculdade de Direito da USP, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo Fapesp e ex-ministro das Relações Exteriores no governo Fernando Henrique Cardoso Jaime Spitzcovsky diretor da produtora de conteúdo Prima Página e diretor de relações institucionais da Confederação Israelita do Brasil Demétrio Magnoli sociólogo, especialista em relações internacionais e editor do jornal Mundo, Geografia e Política Internacional Flávia de Campos Mello professora de Relações Internacionais da PUC de São Paulo e pesquisadora do Instituto Nacional para o Estudo dos Estados Unidos - Ineu.

Fonte: TV Cultura