Notícia

Arte Hall

O trabalho da artista Sonia Guggisberg pode ser apreciado em exposições pelo mundo

Publicado em 28 maio 2015

O trabalho da artista Sonia Guggisberg

pode ser apreciado em exposições pelo mundo

São Paulo – Ribeirão Preto – Nova York – Zagreb – Valletta –  Belforte del Chienti

“Crossing Images” – Exposição Individual

Abertura dia 26 de maio,  na MediaNoche, Park Avenue, NY.

Sonia Guggisberg é Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP – Bolsa Fapesp) e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Campinas ( Unicamp- Bolsa Capes). Atua como artista, videomaker e pesquisadora participando de mostras coletivas e Individuais, palestras e workshops no Brasil e em outros países desde a década de 90.

A partir de 2007, se dedicou ao projeto (I)mobilidade onde os nadadores, em piscinas, têm seus movimentos contidos pelo confinamento. O resultado foi uma série de video instalações que provocam um visível estado de pressão emocional pela oposição entre deslocar-se ou não deslocar-se.

Este foi o ponto de partida para iniciar uma reflexão sobre a clausura social e o caos urbano. Hoje se dedica ao projeto de pesquisa: Subsolo urbano e social em São Paulo apresentando questões sobre o redesenhar da cidade e de suas identidades. Seus trabalhos são em fotografia, site specific, instalação em vídeo e som, e documentário experimental. Já realizou 14 exposições individuais e, além do Brasil, seus trabalhos já foram exibidos na Alemanha, México, Colômbia, Espanha e França.

A Agenda de 2015 amplia o alcance de seu obra com a abertura de uma individual em Nova York, nos Estados Unidos,  e em mostras em Valleta,  na Ilha de Malta, em Belforte del Chienti, na Itália, em Zagreb, na Croácia e em Ribeirão Preto, Brasil

 

 

Trabalho faz parte da coletiva no  Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto.

AGENDA 2015

De 16 de maio a 19 de dezembro de 2015

Instituto Figueiredo Ferraz – Ribeirão Preto

O Espírito de Cada Época – Instituto Figueiredo Ferraz – Ribeirão Preto

Curadoria: Rejane Cintrão

Abertura dia 16 de maio, sábado, às 16h

Obra: Cachoeiras Urbanas (vídeo instalação)

De 26 de maio a 30 de junho

MediaNoche Gallery – New York

“Crossing Images”

Exposição Individual: Sonia Guggisberg

Three new works at MediaNoche, 1355 Park Avenue, Corner Store City

(MediaNoche New Media Gallery and Digital Film Studio)

Last dream em Malta será uma vídeo instalação.

De 21 a 25 de junho

SIEF 2015 –  Zagreb – Croácia

Simpósio de Etnologia – SIEF

Tema: Utopias, Realidades, heranças. Etnografias para o século 21

Trabalho: REd Athens (Documentário, curta )

De 09 a 24 de maio

(id)art_fest –  Belforte del Chienti, Italy.

Festival Internacional de Vídeo Art

Trabalho: Last Dream

Palazzo Bonfranceschi, Via Cavour 14, historical center

of Belforte del Chienti, Italy.

De 29 de agosto a 20 de setembro

VIVA –   Valletta, Malta

Valletta International Visual Arts

Curadoria  Raphael  Vella

Trabalho: Last Dream (vídeo instalação)

St James Cavalier Centre for Creativity

22 de junho

Sesc Vila Mariana – São Paulo

Recortes e documentação da retirada da obra Submersão

(Painel fotográfico de 450 metros instalado no SESC Vila Mariana desde 2013.

Submersão

(Painel fotográfico de 450 metros instalado no SESC Vila Mariana desde 2013)

 

 

SOBRE OS TRABALHOS

 

Crossing Images

A exposição mostra um corpo de trabalho usando vídeo, áudio, fotografia e efeitos gráficos para explorar temas urbanos e ambientais que se baseiam e impactam nossa percepção e o sentimento de quem somos em relação ás questões do tempo. Apresento um tema que desenvolvo nos últimos anos: O redesenhar  cidades redesenhando identidades.

 

“Imagens Cruzados” foi pensado para esta exposição e mostra rápidas imagens que transitam entre o interior e o exterior de trens durante o processo de captação.

Focando o processo de troca de informações, dentro x fora, mente x mundo externo, Crossed Images consiste em três grandes projeções, editadas em faixas, que se movimentam e fazem o espaço expositivo girar. Em uma edição mista, as imagens mostram movimentos e redesenhos com novas possibilidades de cada segundo.

 

“Red Athens” é um documentário curta metragem que enfoca os limites do passado no presente. Com cenas captadas em Atenas no mês de novembro de 2014, período anterior ás eleições e no meio da grande crise Grega, este filme foi pensado e editado para mostrar de forma poética mas também dramática, a resposta da crise em diferentes situações.

Ficha técnica:

Titulo: Red Athens

Time: 8.18 minutes

Place: Athens, Greece

Date: 2014

Concepção e direção: Sonia Guggisberg

 

“Last Dream” é um trabalho cujas as imagens em vídeo focalizam o movimento da fumaça, do pó provocado pelas quedas, o resto do resto. O pó, em movimento contínuo, é o último fragmento das quedas, que flutua pelo ar até que termine. É uma passagem que mostra o fim, literalmente, não só de mais um imóvel na cidade, mas do desmanche da história que foi construída ali.

A sonorização foi feita a partir de sons de demolição, porém, ao fundo, há “uma voz de criança”, que reproduzem músicas antigas. Os sons das quedas das paredes e da estrutura do prédio são apresentados junto com uma singela voz de criança evocando a quebra dos sonhos infantis, ou seja, o fim dos sonhos.

 

Bernd Fichtner, em um texto escrito sobre este trabalho de pesquisa, diz:

[…] são obras, não apresentam algo comum entre objetos, fenômenos e processos, são obras que buscam a qualidade de perceber, de ver, de olhar.

São como metáforas que criam e constroem relações. A metáfora da obra de arte funciona, aqui, como uma “imaginação modelante”.

 

SOBRE A ARTISTA

 

Sonia Guggisberg é suíço brasileira, nascida em São Paulo em 1964. Possui obras nas no acervo do Museu Lasar Segal, Museu de Arte Contemporânea de SP, SESC, Pinacoteca e Instituto Figueiredo Ferraz entre outros. Em 2015 a artista ganhou o Prêmio Brasil de Fotografia (Porto Seguro): Ensaios, desenvolve o projeto coletivo Sistemas Ecos, vive e trabalha em São Paulo.

 

www.soniaguggisberg.com

www.sistemasecos.com