Notícia

Jornal da Cidade (Bauru, SP) online

O teatro deitado em berço criativo

Publicado em 25 abril 2015

Os anseios da artista bauruense Andressa Francelino resultaram em uma possibilidade de espetáculo teatral e diversas oficinas teatrais abertas ao público, que começam a ser ministradas neste domingo pela atriz Janaína Leite, às 14h, no Espaço Protótipo em Bauru.

O evento intitulado “Documento e Performatividade” busca introduzir os participantes dentro da perspectiva do teatro documentário, partindo também de experiências documentais em outras áreas como cinema e literatura. As informações dos organizadores.

O trabalho será convergido para as questões da autorrepresentação na obra de arte partindo dos eixos “memória” e “autobiografia”.

Noções amplamente empregadas na cena contemporânea como “performatividade”, “cena documental” e “depoimento pessoal” serão abordados para problematizar esses conceitos e encontrar respostas cênicas que tencionem esses conteúdos.

Na ativa

Janaína é mestranda no departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes e bolsista da Fapesp, Janaina é Bacharel em Letras (Francês/Português). É atriz e cursou a Escola de Arte Dramática (EAD/USP)

Concebeu o espetáculo “Festa de Separação: um documentário cênico”, iniciando a pesquisa sobre Teatro Documentário.

Foi contemplada com o Proac Pesquisa em Artes cênicas para o desenvolvimento do projeto teórico-prático “Conversas Com Meu Pai: reflexão sobre o material bruto” e a escrita da monografia A autoescritura performativa: do diário à cena e com o Proac Criação Literária para o desenvolvimento de livro-documentário sobre o mesmo projeto.

O projeto

O projeto “Desvendando o Teatro Documentário” tem apoio do Edital Proac Aprimoramento Técnico-Artístico.

A artista convida quatro profissionais de São Paulo e do Rio de Janeiro, que possuem o Teatro Documentário como uma de suas propostas, para ministrarem oficinas em Bauru.

O projeto possui duas vertentes: a primeira converge para o trabalho individual dos artistas com Andressa, onde serão lançados estímulos e provocações para futura construção de um espetáculo solo intitulado “Versus”, e a segunda para oficinas abertas ao público em geral (visando um aperfeiçoamento de  outros profissionais, abrindo novos horizontes/verticalidades às novas produções na cidade).

Serviço

A oficina “Documento e Performatividade” acontece neste domingo, às 14h, no Espaço Protótipo, que fica na rua Monsenhor Claro, 2-57. Inscrições e informações pelo email oficinas.teatrodocumentario@gmail.com ou pelos telefones (14) 9 8176 7757 (Lidiane) e (11) 97652-7906 (Andressa). A oficina gratuita é uma realização do Governo do Estado de São Paulo - Proac 25/2014 - Aprimoramento Técnico-Artístico.