Notícia

Jornal do Commercio (PE) online

O som dos sapos e rãs

Publicado em 16 setembro 2005

Lançado guia sonoro de sapos, rãs e pererecas, com quase 500 sons, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Há vocalizações, inclusive, de briga e acasalamento. O material, que está à venda, é inspirado em catálogos semelhantes existentes nos EUA e Europa, mas nunca produzidos no Brasil. "Há também informações sobre a história natural, o local onde foi feita a gravação e fotos dos animais", disse o responsável pelo trabalho, o aluno do último ano de ecologia na Unesp João Giovanelli, em entrevista à Agência Fapesp. Um livreto com dados sobre os chamados anfíbios anuros acompanha o CD. Mais informações: jgiovanelli@gmail.com.

Quasar diferente
A descoberta de um quasar que, ao contrário dos outros, não está no centro de uma galáxia de grande massa foi anunciada ontem na revista britânica Nature. O HE 0450-2958, observado em outubro, está à margem de uma pequena nuvem de gás, diz o artigo. A capa chama para pesquisa sobre origem da psoríase.

Você sabia?
O químico alemão Friederich August Kekulé (1829-1896) descobriu que a estrutura do benzeno - C6H6 - tem forma de uma anel hexagonal. Cada um dos átomos de carbono se encontra nos vértices do hexágono. A descoberta ocorreu depois da interpretação de um sonho no qual Kekulé via uma cobra mordendo o próprio rabo. O benzeno é obtido principalmente a partir da destilação do petróleo e utilizado na síntese de diversos compostos orgânicos. Fonte: Alexandre Ricalde, DF-UFPE.

Shopping abriga feira de ciências da Polichinelo
Quem for hoje ao Shopping Guararapes, das 10h às 20h, poderá conferir a 19ª Expociência da Escola Polichinelo, com experiências de física e química, direcionada a crianças de 6 a 10 anos.

Aula aberta ao público sobre recifes na UFRPE
Aula aberta ao público sobre os recifes de Fernando de Noronha será realizada quinta-feira, na UFRPE, das 14h30 às 18h. Informações no Laboratório de Ambientes Recifais: (81) 3302.1333/1334.

Clima e furacões
A intensidade dos furacões aumentou nos últimos 35 anos, revela estudo publicado na edição de hoje da revista americana Science. A equipe internacional sugere que haja relação entre o fenômeno e o aumento da temperatura da superfície do mar, resultante de alterações climáticas globais. A capa aborda relatório sobre ciência no Irã.

Agenda
Florestas — Edital lançado pelo CNPq prevê financiamento de até R$ 2,1 milhões para redes de pesquisa sobre florestas tropicais. As propostas podem ser enviadas até o dia 16. Mais dados: www.mct.gov.br/prog/ppg7/Default.htm.
Promata — Trinta projetos do Promata, programa para o desenvolvimento sustentável da Zona da Mata, que recebem apoio da Facepe são apresentados em seminário aberto ao público nas terças, 20 e 27, na UFRPE. Mais dados: www.facepe.br.
Na internet
www.aeb.gov.br - Site da Agência Espacial Brasileira, apresenta o novo programa nacional de atividades espaciais.
www.astrosurf.com/apaa - Associação Portuguesa de Astrônomos Amadores, com versão eletrônica de revista trimestral.