Notícia

Jornal Cana online

"O setor não poderá crescer sem ser sustentável", diz diretor geral do IAC

Publicado em 25 maio 2011

Por Andréia Moreno

O Seminário de Canavicultura Sustentável: "Uma visão para o futuro", que iniciou hoje pela manhã, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto (SP), contou com a presença do diretor geral do IAC, Hamilton Ramos. Em seu discurso, Ramos enfatizou que o setor precisa ser sustentável para crescer. "O consumidor também exige isso e sabemos que será difícil exportar sem ter esse perfil. Quanto mais ambientalmente corretos, mais valorizados serão nossos produtos", enfatizou.

Ele deixou claro que o IAC está aberto à parcerias e para transferência de tecnologia para o segmento. "Para que efetivamente o IAC se torne uma base sólida da canavicultura", lembrou.

Segundo o diretor, ainda em 2011 será finalizada a construção da Biofábrica, que vai acelerar a multiplicação dos clones de cana em larga escala com qualidade fitossanitária convencional. E citou um dos últimos investimentos do Centro de Cana, a Câmara de Fotoperíodo, capaz de induzir o florescimento da cana.

"Nos últimos quatro anos, investimos R$ 2,3 milhões, sem contar com os R$ 4 milhões provenientes da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. São investimentos fundamentais, em um setor muito importante para o Estado. Hoje 160 empresas participam do Programa Cana do IAC", reforçou.

O evento do IAC, segue até esta quinta-feira, em Ribeirão Preto (SP).