Notícia

Revista Amazônia

O que um bando de pássaros e o trânsito da cidade têm em comum?

Publicado em 29 junho 2020

Por Revista Amazônia

O que um bando de pássaros tem em comum com o trânsito nas grandes cidades? E o cérebro com um sistema social? Todos eles são sistemas complexos, ou seja, são um conjunto de unidades que interagem entre si, gerando novas propriedades. Esse será o tema do próximo Física em Casa, que será realizado na quinta-feira, 2 de julho.

O físico Ricardo Martinez-Garcia (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) explicará o que são sistemas complexos, mostrando qual é o papel da física nesse campo de estudo transdisciplinar, que abrange também áreas como matemática, biologia e sociologia. Martinez-Garcia trabalha na área de física estatística com aplicações em biologia e foi premiado este ano com financiamento do Instituto Serrapilheira para sua pesquisa nesta área.

O Física em Casa é uma iniciativa do ICTP-SAIFR para promover divulgação científica no período de isolamento. Nele, um físico convidado aborda alguma área de seu interesse de maneira acessível ao público geral, com espaço reservado para perguntas e interação com os espectadores. Os encontros são quinzenais, ocorrem sempre às quintas-feiras, às 19h, e são transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube SAIFR Divulga!.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisa em Física Teórica, vinculado ao Instituto de Física Teórica da Unesp (IFT-UNESP), com apoio financeiro da FAPESP, UNESP e Instituto Serrapilheira.

Confira a programação completa em http://outreach.ictp-saifr.org/fisica-em-casa/ . As palestras serão transmitidas pelo canal http://youtube.com/saifrdivulga e ficarão disponíveis após sua realização. Clique aqui para acessar o link da próxima palestra e ativar um lembrete.