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Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano

O que são competências profissionais genéricas e porquê as estudamos? (1 notícias)

Publicado em 08 de março de 2022

Competências profissionais genéricas, conforme definição do Projeto Tuning, são uma combinação dinâmica entre conhecimento, capacidades, habilidades e atitudes transferíveis a múltiplas funções e tarefas, todas ligadas ao repertório laboral. A discussão sobre a necessidade de se desenvolver competências nos alunos em cursos de graduação começou a tomar força com a Declaração de Bolonha em 1999. Na ocasião, diversos países europeus se reuniram para discutir sobre os problemas enfrentados na Educação Superior e a [falta de] empregabilidade dos cursos ofertados pelas universidades. Outro tema foi a necessidade de padronização dos currículos entre os cursos europeus que permitisse intercâmbio acadêmico e, para isso, o ensino centrado no aluno com o desenvolvimento de competências genéricas foi proposto como modelo de ensino.

Mas como saber quais competências aumentariam a empregabilidade dos graduados? Para responder à essa pergunta, o Projeto Tuning foi criado para avaliar quais competências os empregadores consideravam ser importantes, quais competências os professores (acadêmicos) avaliavam como importantes e ainda, quais competências os alunos formados pensavam ter desenvolvido durante a graduação e quais eles entendiam como importantes em seu trabalho. O nome do projeto, "tuning", remete à seu objetivo que é sintonizar os diferentes agentes envolvidos na relação universidade-empresa-aluno-empregabilidade.

Uma discussão um pouco mais aprofundada sobre o conceito de competências, sua circunscrição, críticas e limitações, pode ser vista nesse nosso artigo.

Outras avaliações de competências, seguindo o modelo Tuning, foram conduzidas na Espanha pela Profa. Dra. Maria Jesús Freire Seone (Universidade da Corunha, Espanha) colaboradora de nosso laboratório. Como resultados das pesquisas da Profa Seoane, temos que há um descompasso entre aquilo que é aprendido na universidade e o que o aluno/graduado precisa realizar em seu trabalho, ou seja, aquilo que os empregadores esperam no perfil a ser contratado.

Esse é um dos principais motivos pelo qual estudamos competências. A primeira avaliação feita (2016-2018) sobre o assunto foi com alunos do último semestre (6º termo) do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT Mar) da UNIFESP. A pesquisa contou com financiamento FAPESP (Auxílio à pesquisa - Regular) e foi coordenada pela Profa. Dra. Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro, com professores doutores Rodolfo Eduardo Scachetti (LISTA/UNIFESP) e Fernando Ramos Martins (DCMAR/UNIFESP) compondo a equipe.

Pesquisa semelhante a essa foi feita com estudantes de ensino superior privado noturno (2018-2021). Essa investigação foi o trabalho de doutoramento Priscila Larangeira Carvalho no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da UNIFESP, sob a orientação da Profa. Dra. Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro e coorientação da Profa. Dra. Maria Jesús Freire Seone. Resultados sobre a avaliação de competências dessa pesquisa foram publicados na Revista Vozes dos Vales e na Education Policy Analysis Archives.

A pesquisa de mestrado de Caio Teissiere Moretti da Silva no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (UNIFESP), com orientação da Profa. Dra. Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro avaliou as competências na perspectiva de trabalhadores portuários; empresas ligadas ao trabalho portuário; instituições de qualificação dos trabalhadores da operação de carga e descarga; e representantes de sindicatos ligados ao porto e retroporto de Santos.

Atualmente, duas pesquisas de doutorado sobre competências genéricas estão em andamento no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da UNIFESP, a saber:

- “Necessidade de competências genéricas segundo avaliação de professores universitários brasileiros”, desenvolvida por Fernanda Ribeiro de Araújo. A orientação é da Profa. Dra. Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro e a coorientação de Profa. Dra. Maria Jesús Freire Seone e Prof. Dr. Rodolfo Eduardo Scachetti (Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais [L:I.S.TA.]). O objetivo desse estudo é avaliar a necessidade de competências na perspectiva de professores universitários brasileiros, para o futuro do profissional em formação no curso de graduação em que lecionam.

- "Auto valoração de competências profissionais genéricas de egressos da Universidade Federal de São Paulo (2015-2019)", desenvolvida por Carlos Eduardo da Silva Fontoura. A orientação é da Profa. Dra. Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro com coorientação da Profa. Dra. Sylvia Helena Souza da Silva Batista (UNIFESP). O objetivo da pequisa é avaliar e analisar auto valorações de competências genéricas de egressos de cursos de graduação da UNIFESP, formados no período entre 2015 e 2019.