Notícia

Head Topics (Brasil)

O que o intestino tem a ver com delirium? (30 notícias)

Publicado em 09 de agosto de 2023

Por Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP

Estudo brasileiro associa microbiota intestinal com episódios do distúrbio de consciência e cognição em idosos

Estudo brasileiro associa microbiota intestinal com episódios do distúrbio de consciência e cognição em idosos 9 ago 2023, 16h16 (FatCamera/Getty Images) Entre 8% e 20% dos idosos que por algum motivo precisam ser hospitalizados apresentam episódios de delirium, distúrbio agudo e geralmente reversível da consciência e da cognição.

Nesses casos, o indivíduo fica desorientado, com um discurso desconexo e é comum que não reconheça entes queridos. Trata-se de um quadro diferente do delírio – como são popularmente conhecidas as alucinações causadas por doenças mentais – e de um importante sinal de que o cérebro do idoso está em sofrimento.

em The Journals of Gerontology. O trabalho com os idosos internados no Hospital das Clínicas integra um projeto maior, apoiado pela FAPESP, que investiga marcadores de diagnóstico e prognóstico em pacientes graves atendidos em serviço de emergência.

Eixo cérebro-intestino Continua após a publicidade Para a pesquisa, os pesquisadores coletaram dados sociodemográficos, clínicos e laboratoriais ao longo de todo o período de internação. A microbiota intestinal foi analisada a partir de amostras obtidas por swabs retais (uma espécie de cotonete que é passada na região do ânus) logo na admissão e 72 horas após os pacientes darem entrada no hospital.