Alguém lembra como se tirava uma Carteira de Identidade na capital paulista alguns anos atrás? O cidadão tinha de se encaminhar até a um despachante para preencher um formulário em máquina de escrever, aguardar pacientemente, tirar duas fotos, levar sua certidão de nascimento e se dirigir a uma delegacia. O atendimento era realizado entre as 9 horas e 16 horas. Quem trabalhava tinha de perder algumas horas de seu precioso tempo para tirar sua identidade ou a de seus filhos.
Outra experiência que não chega a ser das mais agradáveis é entrar numa delegacia. Partilhar um mesmo espaço com quem tem contas a prestar à sociedade não é o tipo de ambiente em que as pessoas trabalhadoras gostam de freqüentar. A maior parte das delegacias possui celas para prisões temporárias e não é raro se encontrar com alguém que acaba de cometer um delito ou está detido para averiguação.
Na delegacia, o cidadão entregava os documentos, imprimia as digitais e recebia um protocolo para voltar em um período de 30 a 60 dias, dependendo do tipo de documento solicitado (primeira ou segunda via). No caso de segunda via, precisava ainda pagar uma taxa em algum banco, após, claro, ter previamente preenchido um formulário.
Mudanças
Como é hoje nos Poupatempos do Governo do Estado de São Paulo www.poupqtempo.sp.gov.br?
Em primeiro lugar, já não é necessário perder meio dia de trabalho, eles funcionam de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas. Nos sábados, das 7 às 13 horas. Na maior parte dos Poupatempos o cidadão deve levar somente a certidão de nascimento. É recebido por um atendente uniformizado, num ambiente climatizado, que checa se a pessoa porta a certidão de nascimento original, entrega uma senha e encaminha a um saguão de espera. No momento da chamada, os dados são digitados pelo atendente. Na maioria dos Poupatempos, o famoso "tocar piano" foi trocado por captação biométrica das digitais — sem tinta.
Após mais uns minutos de espera, um funcionário chama o cidadão para assinar já o RG. Nesse momento tem a opção de pagar o Sedex e receber o documento em casa ou aguardar três horas no caso de primeira via e voltar ao dia seguinte no caso de segunda via.
Cidadãos enfim!
Os cidadãos são tratados com todo o respeito que merecem! Os Poupatempos têm a aprovação de mais de 95% dos usuários, o que demonstra sua excelente performance no atendimento.
Os atuais Poupatempos apresentam algumas inovações tecnológicas: não há documentos a serem preenchidos em máquina de escrever, as impressões digitais são tomadas por novos métodos, são tiradas fotos digitais, são utilizados fax, scaner, etc Com isso, economiza-se dinheiro do cidadão e diminui-se o tempo gasto no envio dos antigos malotes. Mas esse é o primeiro passo para a próxima mudança: o e-poupatempo. O e-poupatempo já está começando a ser implementado e incrementará às vantagens do atual sistema as facilidades e agilidade da internet, podendo ser iniciado o trâmite por meios eletrônicos. Com isso, retirar um novo RG não levará mais que 15 minutos. São as vantagens do e-Gov mostrando a cara aos seus usuários.
Florencia Ferrer é doutora em sociologia econômica pela USP pesquisadora da FAPESP e consultora em implementação social da tecnologia
florencia.ferrer@terra.com.br
Notícia
B2B Magazine