Notícia

Siamig

O que é hidrogênio verde e qual a vantagem e a desvantagem dele (397 notícias)

Publicado em 17 de agosto de 2023

Valor Econômico RTP Notícias (Portugal) ABC (Paraguai) online Quiosco (República Dominicana) Diário do Grande ABC online SIC Notícias (Portugal) MSN (Colômbia) Xinhua Español (China) Noticiero Venevisión (Venezuela) Notícias ao Minuto (Portugal) Notícias de Coimbra (Portugal) ABC (Paraguai) online Estadão.com Terra Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal do Governo do Estado de São Paulo Cruzeiro do Sul Flipboard (EUA) Portal da Band Biofuels Digest (EUA) Investe São Paulo Portal do Governo do Estado de São Paulo Investe São Paulo Valor Econômico online Flipboard (EUA) Investe São Paulo Jornal do Comércio (RS) online Diario de Ciencias Aplicadas (Argentina) Investe São Paulo Portal do Governo do Estado de São Paulo Poder360 Folha.com Portal do Governo do Estado de São Paulo Boqnews ABC Agora Brasilagro Aracaju Agora Notícias O Diário do Vale Portal de Pinhal ABC Repórter online UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Via Trolebus Gizmodo Brasil Brasil em Folhas online Jornal Cana Quatro Rodas online Hojemais Maringá PR Jornal da USP online Jornal Floripa Diário do Transporte Economia em Pauta Jornal da USP online NovaCana SAPO Brasil Toyota Comunica A Crítica (MS) online BCharts CGN Tribuna de Petrópolis online Folha Vitória online Pleno.News Carlos Lima Jornal Online HiperNotícias Diário do Acionista Motor Show online Portal GMC Online TN Online Investing.com (Espanha) Automundo Sputnik Brasil Automundo Notícias Agrícolas Brasil em Folhas online Inovação Tecnológica Sampi Portal Canaonline DF na Mídia Datagro Itaquera em Notícias UniversoAgro Jornal Fluminense Buobe ABC do ABC Jornal Amanhecer Brasilagro Portal R3 Fala Marília Jornal do Belém Gazeta da Semana Z1 Portal de Notícias Canal da Cana Sala da Notícia Mauá Agora! Batatais 24h O Vigilante MS online Sindicombustíveis Bahia - Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia Tribuna do Agreste Tribuna do Sertão Guarulhosweb Vitória News AgroBrasil Bem Paraná online Tribuna Liberal online Revista Bem-Estar El Nuevo Diario (República Dominicana) TSF Rádio Notícias (Portugal) Barron's O Especialista Vitória News LasVerdades.NET (República Dominicana) Revista RPANews online O Carioba De Último Minuto (República Dominicana) TN Petróleo Spanish.china.org (China) Guarulhosweb Jornal Floripa Mauá Agora! Policiamento Inteligente Blog da Cris Repórter Diário Energy News (Espanha) Gazeta da Semana UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Tus Ultimas Noticias Medios Publicos (Uruguai) Meu Quadradinho Qua 2022 (Portugal) Infofix USP São Carlos Visão 360 News Portal Tempo de Safra Blog da Amazônia Visão Agro online Sampi Revista do Ônibus Canal Energia El Economista (México) online Buobe AutoData AutoData Suzano TV Executive Digest online (Portugal) O Jornal Económico (Portugal) online Diário de Notícias Madeira (Portugal) online Abrindo a Porteira Abdib - Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base W Rádio Brasil elDinero (República Dominicana) online Jornal Digital da Região Oeste online Green Savers (Portugal) Guarulhos Online PetrolHead The Logistics World (México) Rádio Manchete Rio Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares Um Só Planeta Brasil 61 Gazeta da Semana Jornal Fluminense Gazeta da Semana Jornal Amanhecer Fala Marília Jornal do Belém Sala da Notícia Jornal Fluminense Moroz Comunicação Jornal do Belém Sala da Notícia Fala Marília Jornal Amanhecer Cruzeiro do Sul online Mobilidade Sampa Olhar Digital Digitado Itaquera em Notícias Itaquera em Notícias AUTOentusiastas Professor Taciano Medrado SiteBarra World Nation News (Índia) Canal 26 (Argentina) Sou Ecológico Jornal Alerta Revista TAE - Tratamento de água e efluentes Autoo Brasil em Folhas online Brasil em Folhas online Blog O Cubo Cruzeiro do Sul online Revista Reparação Automotiva online Avicultura Industrial Biomassa e Bioenergia online Suinocultura Industrial La Voce d'Italia (Venezuela) Diário do Litoral (Santos, SP) online Gazeta de S. Paulo online O Dia (SP) Acontece Botucatu DF Manchetes Diário do Ribeira TV São Bernardo Na Rota das Notícias MegaWhat Head Topics (Brasil) Policiamento Inteligente Dana Incorporated Brasil Digital Water Fofocando Conecta Energia Gazeta de S.Paulo Ciclo Vivo Mobiauto Diário do Litoral Portal do Agronegócio Jornal da USP online Revista AutoBus O Tempo online Vida Rural MT SOPESP - Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo ITHES - Instituto de Tecnologías del Hidrógeno y Energías Sost (Argentina) Jornal A Rua online Gazeta da Semana Sala da Notícia Itaquera em Notícias Mauá Agora! Rádio Sagres 730 AM Jornal do Belém O Metropolitano News Sala da Notícia Biblioteca Jurídica Fala Marília Portal ABC News Ipen Jornal Campo Soberano Saber Atualizado Revista Oeste online Cruzeiro FM 92.3 Plantão dos Lagos Poli/USP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Portal TV Portuguesa O Diário de Barretos Rede Vida Brasil Blog da Cris Modais em Foco Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Corumbaíba Noticias Meon ABC do ABC Jornal da Comarca (Palmital, SP) online Jornal Imprensa ABC online Notícias Concursos Jardineiro.firenews.video Antena 1 Fuel Cells Works (Canadá) hardMOB São Paulo FM The Rio Times Canal Solar Cotia e Cia AGEM - Agência Metropolitana da Baixada Santista ABC Agora Notícias Agrícolas Canaltech Brasil em Folhas online Diário do Litoral (Santos, SP) online Gazeta de S. Paulo online Mais Sampa Vale do Paraíba Vale do Paraíba O Diário de Barretos O Diário de Barretos Vale do Paraíba Vale do Paraíba BlogShorts Clikar Jornal do Belém Terra & Cia Agrobrasil Circuito Mundo Biblioteca Jurídica Brasília Notícias Brasília Notícias Brasília Notícias iVoox (Espanha) UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Buobe Sincopeças EAE Máquinas Jornal Cana Terra & Cia Agrobrasil Verde Sobre Rodas Canal da Cana Notícias Agrícolas Campo & Negócios online UniversoAgro Datagro Portal Canaonline Sindicombustíveis Bahia - Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia Portal Canaonline TN Petróleo Sindicombustíveis Bahia - Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia Diário Agrícola AgroPlanning Real Time 1 Elétron Energy Funverde Popular Mais Revista RPANews online Revista Cultivar Boletim Trends CE Jornal Democrata online Meio Filtrante online MS POST TV Tribuna TV Tribuna TV Tribuna Hydrogen Central (Holanda) ABCD Maior online Folha de Itapetininga Buobe ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração EMBRAPII - Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial Jornal Correio Juquery Mais Sampa Mais Sampa O Metropolitano News Alô Guaíra La Nación (Paraguai) online BCharts JORNAL ALEF JORNAL ALEF JORNAL ALEF Sala da Notícia ABCD Real Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SP) Notícia de Limeira JORNAL O LINCE Vale do Paraíba Senado Federal O Dia (SP) Tratamento de Água Portal R3 Valeon Notícias PHB Webcidade Política Livre Dana Incorporated Brasil Fecombustíveis (Federação Nacional deo Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) Revista Viva Digital Plant Project online Blog do Hélcio Silva Policiamento Inteligente ABC do ABC Veja de Tudo ABCD Real Farol do Brasil DF na Mídia Portal Lubes Sala da Notícia Jornal Informal Diário Comercial online Sampi Jornal de Piracicaba Gazz Conecta O Carreteiro Web Rádio Divulga Caminhoneiros Jornal da Unesp online NovaCana

Elemento químico mais abundante no universo, o hidrogênio pode ser usado como combustível — mas sua geração implica na liberação de gás carbônico, o que o torna uma alternativa não sustentável. O hidrogênio verde surge como uma alternativa que agride menos o meio ambiente, mas transportá-lo por longas distâncias ainda é um desafio que o Brasil pode estar cada vez mais perto de superar.

O hidrogênio como combustível é considerado uma peça importante para o futuro neutro em carbono. Porém, não é tão fácil assim. Para que isso se torne realidade, é preciso que o elemento químico seja gerado a partir de fontes específicas. Além disso, seu transporte por longas distâncias é outra questão enfrentada pelo setor, já que é um processo caro e complicado.

O hidrogênio é classificado por "cores", de acordo com sua fonte de geração e sua relação com a emissão de carbono na atmosfera. Julio Meneghini, diretor-científico do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), sediado na Escola Politécnica da USP, explica as nomenclaturas:

Hidrogênio cinza

O hidrogênio cinza é obtido a partir da queima de combustíveis fósseis, principalmente gás natural, o metano. Segundo o Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável, 95% de todo o hidrogênio produzido mundialmente vem do gás natural.

Essa categoria é a mais poluente para o meio ambiente. Isso porque sua produção libera e acrescenta gás carbônico na atmosfera, um dos responsáveis pelo efeito estufa.

Hidrogênio azul

Já na produção do hidrogênio azul, apesar de ser gerado a partir dos combustíveis fósseis, todo o gás carbônico produzido é captado e armazenado. "Você garante que ele fique no reservatório estocado, porque não tem função nenhuma. Pode até ser que surjam outras funções, desde que ele não vá parar na atmosfera", explica Julio Meneghini.

O hidrogênio azul é considerado uma fonte de energia limpa, apesar de existirem controvérsias.

Hidrogênio verde (convencional)

Ao contrário dos anteriores, o hidrogênio verde não é gerado pela queima de combustíveis fósseis. Neste caso, ele é produzido a partir da eletrólise — ou seja, um processo eletroquímico que, através de uma corrente elétrica, usa a água para separá-la em seus dois elementos: oxigênio (liberado na atmosfera) e hidrogênio (captado). A emissão de carbono é zero.

Esse processo exige fontes de energia limpas como solar, hídrica ou eólica.

Superada a questão ambiental, outra problemática fica evidenciada: o transporte do gás. Sob a forma gasosa, sua distribuição precisa ser feita via terrestre ou marítima. Para longas distâncias, é preciso comprimir ou liquefazer o hidrogênio, dificultando a ação.

Hidrogênio "verde e amarelo"

A partir dessa problemática, surge o chamado hidrogênio "verde e amarelo", que está em fase de projeto de pesquisa e desenvolvimento em solo brasileiro — daí o nome. Ao invés de ser produzido a partir da eletrólise, o novo hidrogênio que está sendo desenvolvido surge a partir do etanol, principalmente.

Apesar de liberar gás carbônico em sua produção, segue sendo considerada uma alternativa sustentável. Julio Meneghini explica: "O carbono que tem na fórmula química do etanol é um carbono de biomassa, que não tem origem fóssil, mas sim na cana-de-açúcar, do processo de crescimento da planta".

Isso quer dizer que o gás carbônico liberado na produção do novo hidrogênio verde brasileiro, de certa forma, já existia e circulava na atmosfera, não trazendo nenhum novo impacto ao meio ambiente.

"Se esse carbono for liberado para a atmosfera, não está adicionando CO2. Ele estará em uma questão circular, já que depois vai ser recapturado pela cana-de-açúcar para atuar no crescimento dela, através da fotossíntese", explica o professor.

Testes devem começar no próximo ano

Para que esta opção seja considerável viável, um projeto pioneiro está construindo a primeira estação experimental de abastecimento de hidrogênio renovável do mundo a partir do etanol na Cidade Universitária da USP. A previsão é que as obras terminem no segundo semestre do ano que vem e que os primeiros testes já iniciem.

Esse projeto contou com o investimento de R$ 50 milhões da Shell Brasil, tendo como um dos parceiros o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa da USP.

Na primeira fase, serão produzidos 4,5 kg de hidrogênio por hora, aproximadamente o suficiente para abastecer um ônibus. Os veículos foram cedidos pela EMTU/SP e vão circular exclusivamente dentro da cidade universitária, além de um veículo movido a hidrogênio cedido pela Toyota.

A partir da validação desse projeto, o objetivo é comercializar o equipamento que faz essa conversão, não o hidrogênio produzido. Daí, o Brasil exportaria o etanol produzido e os outros países poderiam, eles próprios, produzir seu hidrogênio — já que transportar líquido é mais fácil e barato.

"Exportar etanol é muito mais simples e barato do que exportar hidrogênio. É mais complicado e mais caro fazer esse transporte. Nossos portos ja têm terminais de etanol, assim como os da Europa", explica Alexandre Breda, gerente de Tecnologia de Baixo Carbono da Shell Brasil.

Até lá, porém, há muito chão pela frente.

"Nosso objetivo é posicionar o etanol como provedor do hidrogênio. A gente quer trazer mais uma opção nesse mundo de transição energética. Não é a solução para o mundo, todas as tecnologias são necessárias e queremos colocar o etanol também nesse cardápio", explica Alexandre Breda.

Por que usar o etanol para fazer outro combustível?

O etanol já é um combustível. Por que, então, usá-lo para produzir outro?

Segundo explica o professor Julio Meneghini, isso tem uma razão baseada na eficiência dos elementos como combustível.

"Os números mostram que nossas eficiências com o novo hidrogênio serão maiores que queimar o etanol, vai render por volta de 20% a mais. Além disso, é muito mais sustentável em sua queima, porque emite somente vapor de água", explica.

Enquanto isso, o etanol ainda emite gases de efeito estufa durante seu uso como combustível, mesmo que em menor quantidade em comparação com outros combustíveis fósseis, como a gasolina.