Notícia

Revista Amazônia

“O que é a ciência?” e “Ótica quântica em chips de silício”

Publicado em 10 março 2017

Agência FAPESP – “O que é a ciência?” será o tema do próximo Convite à Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), no dia 15 de março de 2017, a partir das 18h.

O palestrante será o professor Antonio Fernando Ribeiro de Toledo Piza, do IFUSP.

Segundo Piza, a pergunta que dá nome à palestra “não se trata de uma pergunta no sentido mais radical, digamos, ‘ontológico’. Antes algo como: de que forma reconhecer e caracterizar a ciência?”, disse.

No dia 16 de março, às 16h, será a vez do Colóquio do IFUSP. O professor Paulo Nussenzveig falará sobre “Ótica quântica em chips de silício”.

“As propriedades quânticas da luz se prestam a diversos estudos fundamentais e a várias provas de princípio. Nos últimos anos, elas têm sido estudadas em conexão com perspectivas de ganhos de eficiência em ciência de informação. Nosso grupo de pesquisas tem buscado gerar feixes emaranhados de luz que podem ser usados em comunicações quânticas”, disse Nussenzveig.

“Uma plataforma extremamente apropriada para essas fontes especiais de luz é a de chips com estruturas de silício ou nitreto de silício, com dimensões nanoscópicas, compatíveis com a indústria de microeletrônica. Nesse colóquio serão apresentados resultados recentes obtidos em colaboração com um grupo dos Estados Unidos, que nos motivaram a criar essa linha de pesquisas em nosso laboratório”, disse o professor.

Os eventos ocorrerão no Auditório Abrahão de Moraes do IFUSP e terão transmissão ao vivo pelo endereço http://iptv.usp.br/.

Mais informações: http://portal.if.usp.br.

Agência FAPESP