Notícia

Folha de S. Paulo - Vale (São José dos Campos)

O projeto de apoio à Sociedade da Informação no Mercosul é revisado

Publicado em 31 janeiro 2007

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) sediou a reunião da Comissão Sociedade da Informação da Recyt (Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul) na semana passada, no Rio de Janeiro.
O objetivo do encontro foi revisar a proposta e as disposições técnicas e administrativas do projeto de apoio à Sociedade da Informação do Mercosul. O projeto está orçado em cerca de 9,6 milhões de euros, dos quais 2,6 milhões virão dos quatros países do Mercosul envolvidos no projeto.
Segundo a RNP, o projeto, que deverá ser submetido à União Européia para financiamento, contempla a criação da Escola Virtual do Mercosul, com pólos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e a proposta de fomento ao comércio eletrônico. Para isso, há expectativa de investimento em infra-estrutura de rede e capacitação de pessoas.
A idéia é prover conhecimento e habilidade de gestão a profissionais que possam contribuir com o desenvolvimento da sociedade da informação e estabelecer uma rede de cooperação entre os países do Mercosul, reduzindo os contrastes no campo da sociedade da informação. A expectativa é que a proposta das duas atividades seja coordenada, executada e acompanhada pela RNP, que deverá, por meio da sua Escola Superior de Redes, também sediar o pólo brasileiro da Escola Virtual do Mercosul.
Mais informações: www.rnp.br (Agência Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo).