Notícia

Planeta Universitário

O modelo de exploração de lítio e a fabricação de baterias de íons de lítio na Bolívia

Publicado em 09 dezembro 2015

O Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP realizará a palestra “O modelo de exploração de lítio e a fabricação de baterias de íons de lítio na Bolívia” no dia 11 de dezembro, às 14h. O palestrante será Herwing Borja Segovia, chefe de projetos da Divisão de Eletroquímica e Baterias da Corporación Minera de Bolivia (Comibol). Segundo o IEE, a tecnologia de baterias é de importância estratégica na geopolítica internacional em função do seu papel na estabilização de sistemas elétricos, no armazenamento de energia de fontes intermitentes e na mobilidade por veículos elétricos.

A América do Sul, principalmente a Bolívia, abriga 63% das reservas mundiais de lítio, mineral integrante da tecnologia de baterias de íons de lítio (Li-ion), as mais funcionais na atualidade.

Na palestra, Segovia apresentará a experiência da Comibol na mineração, purificação e aplicação do lítio na indústria de baterias Li-ion.

A palestra ocorrerá na sala do Conselho Deliberativo do IEE-USP, av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289, prédio F, Cidade Universitária, São Paulo.

Inscrições pelo e-mail comunicacao@iee.usp.br, enviando nome, cargo, instituição e e-mail de contato.

Mais informações: www.iee.usp.br.

Agência FAPESP