Notícia

Quimiweb

O método científico e o número mínimo de unidades dimensionais para medir tudo

Publicado em 12 julho 2021

Início
12/07/2021 

Fim
16/07/2021

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realiza entre hoje (12/07) e sexta-feira (16/07) o minicurso on-line “O método científico e o número mínimo de unidades dimensionais para medir tudo”.

A atividade faz parte do programa “Minicursos ICTP-SAIFR para o Ensino Médio” e será ministrada pelo professor George Matsas, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Nas aulas, o professor discutirá sobre como o método científico pode ser usado para quantificar o número mínimo de unidades dimensionais observáveis da natureza. Ele mostrará que esse número depende do espaço-tempo, duas unidades observáveis no espaço-tempo de Galileu e uma no espaço-tempo de Einstein.

Todas as atividades para o ensino médio organizadas pelo ICTP-SAIFR são gratuitas, as aulas serão ministradas usando a plataforma Zoom, o que permitirá a interação entre professor e estudantes.

As inscrições devem ser feitas por formulário on-line. As aulas serão transmitidas das 16h às 19h, em link que será disponibilizado aos inscritos.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no IFT-Unesp.

Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/.
 

Fonte: Agência FAPESP