Notícia

O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online

O Imparcial, há 50 anos – 3 de agosto de 2014

Publicado em 03 agosto 2014

Expedição de estudos da FFCL ao extremo sul de Mato Grosso

(Síntese) O professor Alvanir de Figueiredo, acompanhado de mais sete pessoas, todas da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Presidente Prudente, em cumprimento ao programa de pesquisas geográficas apresentado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo aprovado em processo nº 222/64, realizou a primeira expedição de estudos ao extremo sul do Mato Grosso.

O grupo de pesquisadores cobriu um percurso linear de mais de três mil quilômetros, visitando varias localidades da região, entre as quais, as cidades de Bataguassú, Baytaporã, Ivinhema, Dourados, Rio Brilhante, Amambaí, Ponta Porã, Antonio João, Capitan Bado, Pedro Juan Cabalero (Paraguai), Porto Angélica, Nova Andradina, Vila Glória de Dourados, Santa Puitã, e outras.

Polícia com mais um carro

A Delegacia Regional de Presidente Prudente conta, desde alguns dias, com mais um veículo em sua frota. Assim é que a polícia prudentina possui um total de quatro carros, ou seja, uma perua Volkswagen, um Chevrolet, um Jeep Willys, e a nova perua tipo Rural Willys.

Nestes últimos dias nossa reportagem pode notar as batidas noturnas que estão sendo realizadas nas ruas da nossa “urbe”, sob a orientação do Dr. Alcides Soares Junior, Delegado Adido à Regional. Essas batidas visam por um paradeiro numa série de pequenos furtos que ultimamente tem se verificado em nossa cidade, como também encarcerar as mulheres de vida fácil, que vivem perambulando no logradouros públicos, dando demonstrações de imoralidade.

Inalterado o estado de saúde do coronel Albino

Continua o Coronel Albino da Cruz Sobrinho recolhido ao leito, onde em sua vivenda da Rua São Paulo, tem sido alvo de inúmeras visitas, demonstração inequívoca da simpatia que sempre desfrutou em Presidente Prudente, cidade que ajudou a erguer, uma vez que aqui aportou em 1928.

É inalterado o seu estado de saúde, estando sob os cuidados do seu genro e médico, Jacomino Leonardo Cerávolo.

Problema dos cães vadios volta a ser discutido na Câmara

(Síntese) Na noite de ontem a edilidade prudentina se reuniu em sua primeira sessão ordinária, do segundo semestre de 64. Estiveram presentes, o presidente Tomé Atala, 1º secretário Ippo Watanabe, 2º secretário Mario Tamaoki, e ainda os vereadores, Ubaldo Gomes Correia, Joaquim Zeferino Nascimento, José Alves Sobrinho, Moacir Miranda, Pedro Tokuo Goya, Joaquim Pio da Silva e Walter Cassetari.

Comparecendo ao local, nossa reportagem pode destacar, dentre os requerimentos e projetos de lei apresentados, o requerimento do vereador José Alves Sobrinho, que solicita seja enviado ao chefe do Executivo prudentino, Sr. Florivaldo Leal, para que informe onde são presos os cães que a municipalidade apreende diariamente, como são tratados, e se a Prefeitura Municipal esta capacitada a fornecer chapas de licença para os caninos, e ainda se está capacitada a fornecer vacinação.

Edil apresentará projeto instituído o prêmio “Heitor Graça”

(Síntese) O vereador do legislativo prudentino, Ippo Watanabe irá apresentar um projeto de lei na primeira sessão da Câmara Municipal, a realizar-se no segundo semestre de 64, instituído o prêmio “Heitor Graça” de 100 mil cruzeiros, ao correspondente de jornal paulistano de circulação nacional, que mais projetar o nome do município e da região de Presidente Prudente, em seus trabalhos jornalísticos.

Internacional Automóvel de Hitler: vendido

Acaba de ser vendido ao Museu Nacional do Automóvel de Le Mans, o veículo blindado que pertencia a Hitler. O carro é uma “Mercedes” de 200 HP, de com 4 toneladas, com pneumáticos à prova de estouros e que pode alcançar até 200 quilômetros horários.

Sociais

Dom José de Aquino Pereira, bispo diocesano, já está de posse das instruções a serem distribuídas aos párocos de sua diocese, no tocante a celebração da missa em português. As missas em Língua Portuguesa serão celebradas a partir do dia 15 de agosto.

Regressou do vizinho Estado do Mato Grosso, reassumindo segunda-feira sua cadeira no Legislativo prudentino, o vereador Joaquim Zeferino Nascimento. Ciente do projeto do vereador Ippo Watanabe, criando o prêmio anual “Heitor Graça” disse o legislador do Partido Trabalhista Nacional – “Foi uma idéia feliz de Ippo Watababe. Vai ter receptividade.”

Cinema

Cine Presidente

O MATADOR DE GIGANTES, com Kerwin Mattews e Jud Meredith

Cine João Gomes

A BEIRA DO INFERNO, com Jeffrey Hunter

Cine teatro Fênix

ANJO DE PEDRA, com Laurence Harley

Futebol

Prudentina: domingo Didi poderá ser conseguido

Há tempo que a Prudentina vem “namorando” o meia Didi, da Portuguesa de Desportos. Vários interurbanos foram feitos à Secretaria da “Lusa”. Informações de lá, afirmam que o “colored” meia poderá ser emprestado ao tricolor ainda para este campeonato.