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Alshop Notícias

O fortalecimento do comércio eletrônico

Publicado em 01 junho 2008

“Encontro promovido pela Alshop com empresários discute a evolução das compras via internet e outros temas do momento”

Entre os assuntos destacados na reunião do Conselho de Desenvolvimento Estratégico (CDE) da Alshop, realizada no dia 29 de maio no hotel Renaissance, em São Paulo, a medida restritiva à circulação do transporte de cargas na cidade de São Paulo teve grande destaque. A partir de 30 de junho, caminhões também estarão subordinados ao rodízio de veículos e não poderão circular no centro expandido da cidade (área compreendida entre as vias marginais dos rios Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirante D. Affonso Taunay, Complexo Viário,Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves, Juntas Provisórias, Luis Inácio de Anhaia Meio e Salim Farah Maluf), de segunda a sexta- feira, das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas. Esta rota, também conhecida como mini-anel viário, liga a cidade às rodovias Dutra, Anhangüera, Bandeirantes, Castelo Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Anchieta e Imigrantes.

Além da inclusão no rodízio, a prefeitura aumentará a restrição para carga e descarga de caminhões. A atividade será proibida de segunda a sexta-feira, das 5 às 21 horas, até mesmo para caminhões pequenos, com largura máxima de 2,2 metros e comprimento de 6,3 metros, os “veículos urbanos de carga” (VUC), que haviam sido liberados em urna regulamentação anterior, já na atual gestão municipal.

Também esteve na pauta da reunião a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho — OIT, que cria regras para a demissão de funcionários. Foi citado o fato de que a convenção considera a demissão válida apenas em três casos: diante de dificuldade financeira do empregador, mudança tecnológica ou ineficiência comprovada do empregado. Aos empregadores, caberia protocolar a explicação por escrito, negociando o desligamento com o sindicato, num processo que pode arrastar-se por até um ano. “O resultado imediato é a criação de um sistema burocrático, atraso na gestão das empresas e, inevitavelmente, novos custos”, destacou o diretor de Relações com o Associado da Alshop, Luis Augusto Ildefonso da Silva.

‘Quem não investiu ainda no comércio eletrônico está perdendo venda na operação física.’ — Pedro Guasti’

No encontro, o presidente da empresa e-bit [sic], Pedro Guasti, apresentou uma palestra sobre a evolução do e-commerce, na qual apresentou dados referentes a operações de vendas realizadas no ano passado via internet no mundo. Para Guasti, o Brasil está em nono lugar entre os países que usam servidores, sendo que só em 2007, cerca de 37% dos usuários utilizaram a Internet com banda larga. Ao todo, são cerca de 37 bilhões de usuários de internet no mundo. No Brasil, dos que utilizam a internet, 37% têm renda acima de R$ 1 mil.

“Cerca de 130 bilhões de dólares foram vendidos pela internet”, disse Guasti. Nos Estados Unidos, 78% dos internautas compram desta forma, no Brasil são 20%. “Com a entrada de grandes varejistas, como Casas Bahia, Wal-Mart e Carrefour, aumentarão ainda mais as vendas”, afirmou. Pesquisas realizadas pela e-bit demonstram que no Natal de 2007 houve um aumento considerável no consumo: foram gastos cerca de R$ 1 bilhão — um crescimento de 56%.

Estudos apontam também que 1 8% das pessoas pesquisam na internet e compram em lojas físicas. Cerca de US$ 470 bilhões de dólares alavancaram o negócio “off-Line” e este incremento deve ser de 1 9% nos próximos anos. “Quem não investiu ainda no comércio eletrônico está perdendo venda na operação física”, comenta Guasti. Os consumidores que compram pela web destacam a segurança, comodidade e tempo como principais fatores que os levaram a comprar. “Quase 86% dos consumidores estão satisfeitos com a venda pela internet”, afirma.

Resultado do Dia das Mães

As empresas representadas na reunião apresentaram seus resultados de vendas para o Dia das Mães com dados muito positivos. Na média, o crescimento registrado foi de 19,75%, sendo 10% o menor crescimento e 35% o maior crescimento de venda em lojas físicas ou físicas mais virtuais. A única empresa a apresentar dados isolados de vendas pela internet (do setor de perfumaria e cosméticos) registrou 35% de crescimento ria data em relação ao ano passado.

Também participou do evento a sócia-diretora da empresa Trampoo, Elaine Menegon, que apresentou a empresa especializada na reciclagem de lâmpadas destacando a importância de descartar corretamente esse produto, tóxico ao meio ambiente. O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e é a única empresa do estado a fazer este serviço, tendo ainda como objetivo conscientizar sobre o assunto.