Notícia

TV Ciência em Movimento

O exemplo da tripla-hélice no setor agrícola na cidade de Petrópolis

Publicado em 22 janeiro 2019

Petrópolis é conhecida, não apenas pela sua questão histórica, sua vocação natural, mas também por outras vocações atribuídas a ela tais como o setor moveleiro, gastronômico e cervejeiro por exemplo.

Entretanto pouco se conhece o setor agrícola da cidade. Foi com este propósito que realizamos no final do ano passado entrevista com Maurício Soares, Diretor do Departamento Agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade, para entender e apresentar um pouco mais deste setor e de suas políticas.

Neste programa do dia 22 de janeiro entrevistamos Nichole Ramos que é presidente do Conselho de Segurança Alimentar da cidade de Petrópolis. Nichole é egressa do curso de nutrição da FASE e o seu trabalho de final de curso foi "Perfil de produção, sociodemográfico e de práticas alimentares de agricultores familiares do bairro de Caxambu, Petrópolis, RJ" onde apresenta um extenso relato estatístico dos agricultores deste bairro e do perfil alimentar destas famílias. A análise dos resultados deste trabalho será apresentado em outra postagem.

O trabalho é relevante, já que os mesmos estão diretamente relacionados com a realidade local e específica de uma determinada região de produção agrícola na cidade. Há, também, outro fator uma portante, que é exatamente a intersecção entre a pesquisa acadêmica, as ações de governos (pois contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e o setor produtivo, no caso o setor agrícola: a tripla hélice em ação.

Nichole apresenta no programa outras ações que vão na linha deste perfil. A intensão de aproximar o setor agrícola, via setor público, da Universidade. Outras ações já estão a caminho como a realização da feira de orgânicos dentro da FASE. Desta forma, os alunos podem ter contato com este setor.

No momento Nichole também é a presidente do Conselho de Segurança Alimentar da cidade e já há em curso uma série de ações em alinhamento com a FASE e a Prefeitura para a campanha do não desperdício de alimentos e a criação do banco de alimentos.

São ações que aos poucos vão sendo realizadas e potencializadas pela integração das hélices da inovação. Nichole Ramos representa exatamente esta iniciativa. Em recente pesquisa dos programas de inovação apoiados em São Paulo, FAPESP/PIPE, destacou-se o potencial de inovação no setor agrícola. Conhecer o setor é um primeiro passo para inciar o processo de inovação. É importante para a cidade conhecer de perto seu setor agrícola e envolver as universidade aqui presentes no entendimento e apresentação de soluções para este setor.

Um belíssimo trabalho! Uma belíssima entrevista!

Vamos em frente!

Marcio Campos

Assista a entrevista em: https://youtu.be/Btsj9PK-vYQ