Notícia

SegInfo – Segurança da Informação

O evento SBSeg 2019 está chegando! Confira!

Publicado em 22 agosto 2019

Estão abertas as inscrições para o SBSeg 2019. O Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) é um evento científico promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ele é o maior evento acadêmico brasileiro na área de Segurança Computacional, envolvendo cerca de 300 participantes, entre professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduac¸ão e profissionais especialistas do Brasil e do exterior, que apresentam e discutem os últimos avanços científicos e tecnológicos em segurança da informac¸ão e de sistemas computacionais.

O SBSeg representa o principal fórum do país para divulgação de resultados de pesquisas, debates, intercâmbio de ideias e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas computacionais, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes nessa área.

O evento ocorre anualmente desde 2001 e pela primeira vez será realizado na USP, no campus da capital paulista, de 2 a 5 de Setembro de 2019, sob a responsabilidade do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade (IME/USP). O evento também contará, pela primeira vez, com um Hackathon como pré-evento, das 14h00 do dia 31/08/19 (sábado) às 16h00 do dia 01/09/19 (domingo), no qual os participantes precisarão utilizar Blockchain para criar aplicações distribuídas (Blockchain é um dos assuntos que entraram na moda quando se trata de tecnologia. A Blockchain é uma estrutura de dados que permite armazenar informações de forma aberta por várias máquinas numa mesma rede).

Nesta edição, além do Hackathon, o SBSeg contará com palestras internacionais sobre segurança em redes sem fio, segurança de hardware, criptografia pós-quântica e segurança em voto eletrônico. As palestras nacionais irão abordar capacitação de recursos humanos na área de defesa cibernética, códigos de ética nas pesquisas em segurança, privacidade de dados pessoais e novos requisitos relacionados com a recente aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. O evento também contará com diversas sessões técnicas, sessões de posters, apresentações de ferramentas e minicursos sobre os mais variados assuntos relacionados com segurança computacional. No total serão cerca de 60 horas de atividades.

As inscrições já estão abertas e vão até o último dia do evento (5/9). Para participarem, os interessados deverão se inscrever no link.

O SBSeg é patrocinado pela CAPES, FAPESP, CNPq, IME-USP e as empresas Clavis Segurança da Informação e PagSeguro. Além disso, tem a realização pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Universidade de São Paulo e IME-USP.

Você pode conferir mais a respeito do evento clicando aqui.