Explorar os mistérios do mundo e da vida. Deixar-se maravilhar e fascinar. E isso que a biologia traz, para muito além de decorar nomes e conceitos cabeludos. Esta seleção praticamente aleatória é isso: livros que fazem sonhar, que levam a uma viagem pelo conhecimento dessa ciência por puro encanto da descoberta.
¦ A criação: como salvar a vida na Terra, de Edward O. Wilson (Companhia das Letras, 2008, tradução Isa Mara Lando)
Wilson é um apaixonado pela natureza. Nesse livro ele mostra que não há oposição entre religião e ciência quando o objetivo é salvar a vida no planeta nesta época de mudanças profundas e globais.
¦ Em busca da memória, de Eric Kandel (Cia. das Letras, 2009, trad. Rejane Rubino) As pesquisas sobre o funcionamento do cérebro renderam a Kandel o prêmio Nobel de fisiologia e medicina em 2000, Mergulho em suas próprias lembranças, ao mesmo tempo que explica como funciona a memória.
¦ Breve história de quase tudo, de Bill Bryson (Cia. das Letras, 2005, trad. Ivo Korytowski)
Curioso por natureza, Bryson reuniu suas perguntas e foi atrás de respostas, fuçando livros e fazendo entrevistas. Um prato cheio para quem quer saciar e suscitar dúvidas, num texto leve e divertido.
¦ Eu, primata, de Frans de Waal (Cia. das Letras, 2007, trad. Laura Teixeira Motta)
Quer entender melhor quem você é? Mire-se em dois espelhos: o chimpanzé e o bonobo, nossos primos mais próximos. Agressividade e demonstrações de afeto típicas desses dois primatas ajudam a entender a personalidade humana.
¦ Evolução: o sentido da biologia, de Diogo Meyer e Charbel Nino El-hani (Unesp, 2005) Mais didático e menos narrativo, traz a evolução para uma posição mais central na biologia do ensino médio. Ali estão os conceitos essenciais na teoria de Darwin. É bom ter essas ideias claras para entender as discussões entre evolucionistas e criacionistas.
¦ Guia completo dos dinossauros do Brasil, de Luiz Eduardo Anelli (Peirópolis, 2010)
Anelli é um paleontólogo apaixonado por dinossauros.
Quando organizou a exposição "Dinos na Oca" em São Paulo, em 2006, percebeu a lacuna no que se sabe sobre dinossauros que viveram por estas bandas. As ilustrações de Felipe Elias ajudam a descortinar esse universo.
¦ O jardim de Darwin, de Michael Boulter (Larousse, 2009, trad. Elvira Serapicos) Biografia do pai da evolução. O leitor tem a impressão de caminhar com Darwin pelo jardim, de compartilhar da curiosidade que o levou a pesquisar os mais diversos temas ao longo da vida.
¦ A longa marcha dos grilos canibais, de Fernando Reinach (Cia. das Letras, 2010)
Coletânea das crônicas publicadas pelo bioquímico no O Estado de S. Paulo entre 2004 e 2009. Textos curtos e bem-humorados sobre temas diversos, que levam o leitor a querer saber mais.
¦ O sorriso do flamingo, de Stephen Jay Gould (Editora Martins Fontes, 2004, trad. Luís Carlos Borges)
Livro de ensaios do paleontólogo e evolucionista que influenciou gerações de biólogos. Curiosidades são esmiuçadas, como no texto que dá título ao livro: por que a natureza fez o bico do flamingo virado ao contrário, quando comparado a outras aves?
Maria Guimarães é bióloga com doutorado em comportamento animal, especializada em jornalismo de ciência. É editora online da revista Pesquisa Fapesp.