Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

O clipping da ciência

Publicado em 06 novembro 2007

Para o leigo fica difícil ver ou sequer imaginar a nanopartícula. É como se comparasse uma bola de futebol com o planeta Terra. Para os pesquisadores da Unicamp é simples. Eles têm à disposição o portentoso microscópio FIB/SEM, modelo NanoLab200, fabricado pela companhia holandesa FEI.

O equipamento custou US$ 1 milhão, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Sua resolução chega a 2 nanômetros. Foi instalado no Centro de Componentes de Semicondutores da Unicamp.  

Clipping da ciência 

O professor Oswaldo Alves criou em 2001 o boletim eletrônico LQES News, do Laboratório de Química do Estado Sólido, com notícias sobre as inovações em ciência e tecnologia em todo o mundo. Atualmente, 2,5 mil pessoas recebem a publicação por e-mail a cada 15 dias. O LQES News é escrito em português, mas há leitores de outras línguas que o lêem por recursos de tradução automática disponíveis na Internet. Por dia, são mais de 1,7 mil acessos ao boletim.

Para fazer o boletim, o professor Oswaldo e mais três pessoas acessam de 130 a 140 sites de notícias científicas de empresas, universidades, instituições de pesquisa, agências de fomento e outros meios em todo o mundo. O professor Oswaldo, editor científico do boletim, dedica uma hora por dia de seu trabalho na Unicamp à cata de notícias interessantes na Internet para divulgar ciência e tecnologia às pessoas. 

Os artigos são traduzidos — e, às vezes, resumidos — de forma a ficarem mais claros para o leitor. Quem estiver interessado em receber o LQES News deve acessar o sitehttp://lqes.iqm.unicamp.br.