Notícia

Law Innovation

O Blockchain está em uma bolha? Live da USP discute o tema

Publicado em 02 março 2021

Tratando das aplicações desta tecnologia, a apresentação do professor Jó Ueyama, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, será nesta quinta-feira, dia 4 de março

O Blockchain está em uma bolha? Esta é a pergunta que vai nortear toda a discussão de mais uma palestra organizada pelo MBA em Segurança de Dados da USP. Na próxima quinta-feira, dia 4 de março, o professor Jó Ueyama, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e vice-coordenador do MBA, conversará com o público sobre aplicações que vão além das criptomoedas.

A palestra será transmitida via plataforma Zoom, pelo link zoom.us/j/93896422752, e também pelo Facebook do MBA em Segurança de Dados da USP. O evento terá início às 19h, é gratuito e aberto a todos os interessados, que podem interagir com perguntas e comentários durante a apresentação.

Há atualmente muita discussão sobre o Blockchain, com alguns autores afirmando que a tecnologia é excessivamente sensacionalista e se encontra em uma bolha.

Nesta palestra, será abordada a sua origem, ligada ao Bitcoin. O professor Ueyama argumentará, porém, que o Blockchain não se aplica somente à área de criptomoedas e que o seu uso vai além do domínio das Fintechs. Por fim, ele indicará que o futuro é a convergência da IoT, da Inteligência Artificial e do Blockchain.

MBA oferece desconto nas mensalidades

Profissionais da área de segurança de dados têm até o próximo dia 15 de março para se inscrever no MBA em Segurança de Dados da USP. O curso está oferecendo 25% de desconto na mensalidade para os 100 primeiros candidatos aprovados no processo seletivo.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do curso: cemeai.icmc.usp.br/MBASD, que também apresenta o corpo docente, a ementa das disciplinas e o edital completo.

O MBA em Gestão de Segurança de Dados, promovido pelo ICMC com apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), é o primeiro curso à distância da área oferecido por uma universidade pública, e conta com a chancela da USP para proporcionar uma formação de qualidade com o melhor aporte docente disponível neste terreno.

Durante os 12 meses do curso, os alunos terão oportunidade de desenvolver soluções para problemas reais de suas empresas, com apoio de mentores e especialistas. Assim, além da capacitação teórica e prática na área de segurança de dados, o trabalho pode trazer benefícios às empresas em que os alunos atuam e, consequentemente, às suas carreiras.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
São Carlos Agora USP São Carlos Quimiweb