Notícia

Planeta Universitário

O Antropoceno: Aspectos científicos de uma nova era geológica

Publicado em 03 março 2017

“O Antropoceno: Aspectos científicos de uma nova era geológica” será o tema da palestra no Instituto de Física da USP do professor Paulo Artaxo, membro da Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), no dia 9 de março de 2017, às 16h. “A humanidade alterou profundamente vários processos críticos que regulam o funcionamento climático de nosso planeta. As alterações no albedo da superfície e na composição da atmosfera impactaram o balanço radiativo da Terra, e estamos em rota de aquecimento com importantes impactos socioeconômicos e ambientais. O aumento da frequência de eventos climáticos extremos, aumento do nível dos oceanos, alteração dos padrões de precipitação estão entre os principais efeitos”, disse Artaxo, professor titular no Departamento de Física Aplicada do IFUSP.

Artaxo falará sobre medidas necessárias e o intenso trabalho interdisciplinar requerido pela área da ciência das mudanças climáticas globais, entre outros assuntos.

Artaxo trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos e poluição do ar urbana.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É membro da equipe do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007.

Mais informações: http://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/evento/col%C3%B3quio-com-o-prof-paulo-artaxo-ifusp.

Agência FAPESP