Notícia

Porkworld

NUPEA elabora proposta para programa de rastreabilidade de aves e suínos

Publicado em 06 junho 2006

O NUPEA está elaborando uma proposta para desenvolver um programa de rastreabilidade avícola (SISAV) e suinícola (SISUI). O projeto sugere uma parceria com a iniciativa privada e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e visa a elaboração de softwares de gerenciamento que atendam toda a cadeia produtiva da avicultura e suinocultura nos diversos seguimentos: antes da porteira (insumos em geral); dentro da porteira (produção e características da integração) e fora da porteira (frigoríficos e comercialização).
Hoje, o Brasil é o maior exportador mundial não só de carne bovina, mas de frango também, além de ficar em quarto lugar no de suínos. A gripe aviária juntamente com outras enfermidades, que rapidamente se disseminam pelo mundo, abrem discussões sobre a importância da criação de sistemas de rastreabilidade nesses setores.
No entanto, ainda não há nenhuma legislação que obrigue a rastreabilidade de aves ou suínos. Segundo Rodrigo Lima, a implantação de uma legislação semelhante ao Sisbov, porém na produção avícola, é mais complicada porque teria que ser feita em lotes, e não individualmente como a de bovinos e bubalinos.