Notícia

USP Eventos

Núcleo de Estudos da Violência promove seminário sobre democracia e legitimidade

Publicado em 17 maio 2019

Desde 1990, o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP tem analisado aspectos das relações entre a consolidação da Democracia e a persistência da violação dos Direitos Humanos no Brasil. Nos últimos anos, o projeto principal de pesquisa do Núcleo – Building Democracy Daily: Human Rights, Violence and Institutional Trust, financiado pelo programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID – FAPESP) – está voltado para o estudo da qualidade da Democracia por meio do aprofundamento do tema da legitimidade.

O objetivo é investigar empiricamente tal questão a partir da observação do relacionamento cotidiano dos cidadãos e servidores públicos no âmbito da administração municipal, das escolas, dos equipamentos de saúde, das polícias e dos Centros Integrados de Cidadania.

Como parte deste programa, o NEV desenvolverá, neste semestre, um seminário para a discussão de textos – teóricos ou de investigações empíricas – direcionados tanto para a formação dos pesquisadores do Núcleo, quanto para estudantes e o público em geral.

O evento é gratuito e sem inscrição prévia, acontece no dia 20 de maio, às 10h30, na sede do NEV.

Mais informações no site do evento.