O ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, abre o Educando 95, exposição e seminário sobre evoluções tecnológicas para o ensino, que serão realizados durante a Comdex/Sucesu-SP South America, no Grande Auditório do Palácio das Convenções do Parque Anhembi. A novidade do evento para este ano será a participação dos fornecedores de hardware, software e serviços, que atuam nesse mercado de informática educacional/brasileiro, além das escolas e universidades.
Dos 120 estandes, 78 são de fornecedores, que esperam bons resultados de vendas durante a feira. A Microcamp Internacional, por exemplo, será uma das expositoras, com o lançamento de dois software educativos. A rede de escolas de informática no Brasil, Europa e Argentina irá lançar o programa "O Domínio" e o "Quarto do Pedro".
O "Domínio 6" é um programa direcionado pura crianças de 7 a 10 anos, composto por palavras cruzadas com imagens em 3D e trilha sonora. Nas palavras cruzadas, as crianças podem optar por temas como Matemática, Português, História, Geografia, Esportes ou Cultura Geral e criar o seu próprio jogo com o assunto escolhido.
'Quarto do Petro', é um programa de iniciação ao mundo da música. Aparecem na tela do computador, por exemplo, uma bateria e um teclado, que, ao serem selecionados pela criança, emitem o som respectivo. Outra opção é o aluno compor a sua própria música. Com esses novos softwares, que representaram um investimento da ordem de US$ 20 mil cada, a Microcamp totaliza 13 programas educativos em português, desenvolvidos pela própria empresa.
A Microcamp não irá vender esses software porque estão disponíveis apenas para os franqueados da rede internacional. A expectativa do empresário Eloy Tuffi é, portanto, efetivar negócios na área de franquias, com a adesão de pelo menos cinco novos franqueados. A rede Microcampo é hoje composta por 20 franquias nacionais, e cinco internacionais - uma na Argentina e quatro na Espanha. Das escolas próprias da Microcampo fora do Brasil, existem 18 em Portugal, uma na Espanha e duas na Argentina.
Segundo Tuffi, o menor preço para abertura de uma franquia Microcamp é de R$ 19,5 mil, uma escola que funcionaria com seis microcomputadores e cerca de 200 alunos. Esse valor inclui toda a assessoria pedagógica, de marketing e treinamento dos funcionários. Tuffi calcula que, além desse investimento, o interessado em abrir a franquia deverá dispor de cerca de R$ 20 mil para os equipamentos, além do ponto, que precisa ter uma área de 80 a 120 metros quadrados.
Ainda na área de rede de escolas de informática, outra participante será a Computer Friends, de São Paulo, que irá apresentar o In-house, uma metodologia de ensino para escolas tradicionais. De acordo com a empresária Magali Rocha, o conceito básico do In-house é dar à criança um curso completo de informática na escola onde ela estuda, ampliando a utilização dos softwares, geralmente usados como suporte no aprendizado de matérias do currículo escolar. Os serviços da Computer Friends incluem o treinamento dos funcionários, todo o material didático e a avaliação pedagógica para implemento do In-house na escola normal.
'Essa avaliação é feita em seis meses e os preços dos serviços variam de cliente para cliente, em razão de cada projeto', explica. Dois trabalhos já foram realizados para escolas de Belo Horizonte, um outro está sendo fechado no interior de São Paulo e até o próximo ano será executado para mais um cliente, desta vez na cupim paulista.
Além do In-house, a Computer Friends estará oferecendo no Comdex o sintetizador de voz Juno, aparelho importado de Portugal, que possibilita aos deficientes visuais operar o microcomputador com total autonomia.
Magali diz que o aparelho é acoplado ao micro comum e, quando o usuário seleciona uma letra no teclado do computador, o sintonizador informa qual é, facilitando a comunicação entre ele e a máquina Para o ambiente DOS, o aparelho custa US$ 2.170,00, enquanto para o ambiente Windows o valor sobe para US$ 3.675,00.
Outra empresa participante do Educando 95 será a Positivo Informática do Paraná, representante exclusiva dos produtos Edusoft (Israel) para América Latina. Em sei estande, a empresa mostrará programas multimídia voltados para as áreas de matemática, ciências inglês e geografia. Os destaques serão os programas 'Números: Mamando e Aprendendo 'Jogo da Balança' e o Roedor de Números", todos recém-lançados para crianças na faixa estará dos 3 aos 12 anos.
Notícia
Gazeta Mercantil