Há décadas eles são amigos e parceiros em atividades de pesquisa. Agora, José Arana Varela e Elson Longo da Silva, professores do Instituto de Química, Câmpus da Unesp de Araraquara, são membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Eles tomaram posse numa cerimônia realizada no dia 7 de maio, no Rio de Janeiro.
“É uma satisfação ser empossado como membro da ABC, uma instituição muito importante para o avanço da ciência no Brasil, que desempenha um papel estratégico para auxiliar a sociedade a se apropriar do conhecimento gerado pelas pesquisas realizadas no país e influenciar políticas públicas em prol do desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação”, afirma Varela, atualmente diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp.
Ao todo, foram nomeados 26 novos membros titulares, em dez diferentes áreas, e dez membros correspondentes, em oito áreas. Varela foi empossado na área de Ciências Físicas. Longo, que é diretor do Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos e coordenador do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Materiais em Nanotecnologia, tomou posse na seção de Ciências Químicas.
A cerimônia teve a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, entre outras autoridades. Também participaram do evento Marilza Vieira Rudge, vice-reitora da Unesp, que representou o reitor Julio Cezar Durigan; e Vanderlan Bolzani, também integrante da ABC e diretora-executiva da Agência Unesp de Inovação.