Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

"Novos Materiais" é a segunda palestra do Ano Internacional da Química em SP

Publicado em 10 maio 2011

Como parte das comemorações do Ano Internacional da Química (AIQ) no Brasil, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realizam na próxima quinta-feira (12) palestra gratuita e aberta ao público sobre Novos Materiais. O evento será realizado das 13h30 às 18h, no Espaço Apas Centro de Convenções, em São Paulo.

Esse é o segundo tema do Ciclo de Conferências do AIQ - "Nossa Vida, Nosso Futuro", que terá como conferencistas Fernando Galembeck e Oswaldo Alves, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de Henrique Toma, da Universidade de São Paulo (USP). A primeira apresentação do Ciclo, em abril, foi sobre fontes alternativas de energia e mudanças climáticas.

Segundo a professora Vanderlan Bolzani, coordenadora do Ciclo de Conferências, a era dos materiais nano, com o tamanho de algumas poucas centenas de átomos, já começou. "Nanopartículas, nanofios, nanotubos e nanofilmes impulsionam a nanotecnologia. Nanomateriais de segunda geração incorporam funcionalidade, enquanto os de terceira geração, as nanoarquiteturas. Em breve, teremos os nanomateriais de quarta geração, mais inteligentes e versáteis, imitando os biomateriais. Durante a conferência, será possível conhecer mais sobre esse novo mundo explorado pelos químicos", conta a coordenadora.

Realizado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), pelo sistema Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais de Química (CFQ e CRQs), e pelo Instituto de Química da USP, o Ano Internacional da Química (AIQ) tem como responsáveis pela coordenação internacional de suas atividades a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

As instituições e os órgãos públicos que apoiam a iniciativa são os Ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp). Mais informações no site oficial do evento em http://quimica2011.org.br.