Notícia

Gestão C&T

Novos INCTs serão anunciados

Publicado em 31 janeiro 2009

O CNPq anunciará na próxima semana os novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). A informação foi divulgada pelo conselho após reunião do Comitê de Coordenação realizada ontem (28), na sede da instituição, em Brasília.

Os novos INCTs foram selecionados após a análise dos pedidos de recursos das propostas não aprovadas anteriormente. O CNPq recebeu 56 pedidos de recursos que passaram por uma avaliação interna e pelas fundações estaduais de apoio à pesquisa, sendo elaborada uma proposta para o Comitê de Coordenação, que levou em consideração os argumentos apresentados pelos coordenadores, dentro dos termos do edital, e a disponibilidade de verbas para financiar os projetos.

Os recursos disponíveis para apoiar as propostas aprovadas nesta reunião foram aportados pelas fundações de apoio à pesquisa (FAPs) dos Estados que participam do programa, pelo Ministério da Saúde, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela contrapartida do CNPq.

Segundo explicou o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, esses recursos permitiram que fossem aprovados os novos institutos, cujo mérito científico já havia sido reconhecido, mas ainda não haviam sido apoiados por restrições orçamentárias.

O Programa dos INCTs conta com a parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), e das Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), do Pará (Fapespa), de São Paulo (Fapesp), Minas Gerais (Fapemig), Rio de Janeiro (Faperj) e Santa Catarina (Fapesc), do Ministério da Saúde, do BNDES e da Petrobras.

A Fapeam, a Fapespa, a Fapemig e Fapesc são associadas à ABIPTI.

Informações adicionais, no site www.cnpq.br.

(Com informações do CNPq)