Notícia

Jornal da USP

Novos diretores tomam posse em São Carlos

Publicado em 30 agosto 2010

Ocorreu no dia 23 de agosto a cerimônia de posse de dois novos diretores, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Antônio Carlos Hernandes, e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Albérico Borges Ferreira da Silva, no Auditório Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, localizado no prédio da Administração do IFSC, na cidade de São Carlos.

Antônio Carlos Hernandes, que está na direção do IFSC desde março deste ano, tem graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e doutorado pelo IFSC, e desde o ano de 1995 é professor dessa unidade. No IFSC, coordenou, entre 1996 e 2007, o Grupo de Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos.

Foi presidente da CPG do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ciência e Engenharia de Materiais por oito anos, e suplente, por duas vezes, do chefe do Departamento de Física e Ciência dos Materiais. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Crescimento de Cristais (SBCC). Atualmente, é vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Materiais em Nanotecnologia e coordenador de difusão científica do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (Cedip), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O novo diretor do IQSC, Albérico Borges Ferreira da Silva, é graduado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e mestre e doutor em Físico-Química (Química Quântica) pela USP. Desde 1994, tem atuado como professor e pesquisador no IQSC, mas sua vinculação como professor da USP começou em 1983, quando foi contratado como auxiliar de ensino. Entre suas pesquisas, podem-se destacar os trabalhos sobre mecanismos que tentam explicar a psicoatividade de compostos canabinóides (compostos da maconha).

Ele ocupou várias funções administrativas dentro da unidade, antes de assumir o cargo de diretor em maio deste ano e ter sido o vice-diretor na última gestão, entre as quais a de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Físico-Química e chefe do Departamento de Química e Física Molecular.