Notícia

D24AM

Novos centros de pesquisa, inovação e difusão são inaugurados em São Paulo

Publicado em 06 junho 2013

São Paulo – Nesta quinta-feira (6), cerca de 300 pesquisadores estiveram na cerimônia de apresentação dos novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), apoiados pela FAPESP e por instituições de pesquisa paulistas.

Os 17 novos Centros contarão com, pelo menos, R$ 1,4 bilhão por um período de 11 anos para realizar pesquisa competitiva em áreas estratégicas, com aplicação nos setores industrial e público, e difundir conhecimento para a sociedade, por meio de programas envolvendo, inclusive, alunos do ensino médio.

“Dez dos 17 Centros têm sede em municípios paulistas do interior como Araraquara, Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto, evidenciando o processo de descentralização do conhecimento em curso no Estado”, afirmou Celso Lafer, presidente da FAPESP.

“Oito CEPIDs desenvolverão projetos relacionados à área da Saúde, sete vão atuar nas áreas de Engenharias, Ciências da Natureza e Matemática e dois têm foco em Ciências Humanas”, detalhou Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

O modelo do Programa CEPID, de financiamento de longo prazo à pesquisa e de transferência do conhecimento gerado para aplicação em empresas e em setores públicos, inspira outros programas da FAPESP como o de constituição de Centros de Pesquisa em Engenharia que já resultou em parceria com a Peugeot Citroën.

A iniciativa foi direcionada para o desenvolvimento de motores para biocombustíveis sustentáveis, e também será modelo para negociação de um acordo com a GlaxoSmithKline (GSK), lembro u o presidente da FAPESP.