Notícia

Agência C&T (MCTI)

Novo supercomputador simulará mudanças climáticas globais no Brasil

Publicado em 15 julho 2008

São Paulo - Sistema será instalado no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) para criar cenários de mudanças no clima.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anunciou na 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a aquisição de um supercomputador para simulações avançadas de mudanças climáticas globais.
O sistema será instalado no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista, junto ao recém-inaugurado Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O supercomputador criará cenários futuros de mudanças climáticas de alta resolução, apoiando estudos de impactos e vulnerabilidade, além de fazer projeções dos extremos climáticos para os países da América do Sul.
Para efetivar a aquisição, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) investirá 35 milhões de reais, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que destinará 13 milhões de reais à compra.
Este supercomputador será a maior máquina do Brasil voltada à modelagem das mudanças climáticas. O objetivo é que o Inpe compre um supercomputador entre os cinco mais poderosos do mundo. A máquina mais rápida, o RoadRunner da IBM, usa chips do PlayStation 3.
A licitação para a aquisição será lançada até o final deste mês.

 

Com informações da Agência Fapesp