O CNPq lançou, na última quinta-feira (10), um novo site. As informações que eram mais acessadas na antiga página são agora os itens de destaque do novo portal.
Os usuários já terão acesso, na página principal, a links com informações sobre Bolsas, Editais, Valores de Diárias, Prestação de contas, entre outros assuntos. O novo site também traz, em destaque, as notícias sobre o CNPq, além de um espaço reservado para os editais que estão em aberto.
Segundo informações do CNPq, a mudança também ocorreu na Plataforma Lattes com a inclusão do campo Digital Object Identifier System (DOI), que permite a geração de um link direto para a página na internet do texto do artigo. "Esse tipo de ferramenta é fundamental", disse Fausto Douglas Corrêa Júnior, mestrando em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Para o pesquisador, a internet é um meio poderoso de democratização do conhecimento, embora o que mais circule seja informação e não propriamente o conhecimento.
Na opinião de Fausto, a nova ferramenta permite, contudo, um contato com as publicações eletrônicas "com a chancela de um órgão sério e importante como o CNPq, atestando em tese a qualidade do conteúdo", afirmou.
Ainda de acordo com o CNPq, foram implementadas na Plataforma a validação de orientações de mestrado e doutorado de acordo com a tabela fornecida pela Capes.
Uma outra novidade, divulgada pelo CNPq e que foi incorporada ao portal, é o buscador. O sistema de busca permite ao usuário uma pesquisa rápida nas mais de 10 mil páginas indexadas à Agência.
A proposta do CNPq é que as mudanças ainda sejam aprimoradas pelos usuários. Por isso, a Agência está recebendo sugestões e críticas pelo e-mail comunicacao@cnpq.br.
Notícia
Gestão C&T
Novo site do CNPq dá prioridade para informações mais acessadas
Publicado em 15 agosto 2006
Fonte: http://www.gestaoct.org.br/