Notícia

Plantão dos Lagos

Novo reitor do ITA anuncia 60 novas vagas para vestibular 2021

Publicado em 27 janeiro 2020

Por Camilla Motta | G1

Anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (27) quando Anderson Ribeiro Correia tomou posse no cargo. Expectativa é aumentar vagas no vestibular para 240 até 2024. 

O novo reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia, anunciou 60 novas vagas para o vestibular da instituição em 2021. O anúncio foi feito na cerimônia de posse do cargo nesta segunda-feira (27) na sede da instituição em São José dos Campos (SP).

Com a mudança, o número de estudantes para o novo ano letivo passa de 120 para 180 a partir do próximo vestibular. O novo reitor disse ainda que até o final do atual mandato, em 2024, o número de novas vagas deve chegar até 240.

O ITA oferece seis graduações em engenharias (aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica) e é um dos vestibulares mais disputados do país. Em 2019, cerca de 12 mil estudantes se inscreveram para concorrer a uma vaga.

“Nós estamos há um tempo nos preparando para isso, cuidando de toda infraestrutura. O auditório já foi feito, o novo prédio, os novos professores do concurso já estão fazendo integração. Agora só falta terminar o alojamento nesse ano para a chegada de novos estudantes para o ano que vem”, afirmou.

Vagas

O objetivo de ampliar as vagas no ITA é uma promessa de gestões anteriores. Em 2012 o então reitor Carlos Américo Pacheco tinha como meta oferecer 240 vagas a partir do vestibular 2014.

Em 2014 a instituição chegou a oferecer 180 vagas, mas o número de postos foi oscilando até voltar a ter 120 neste ano.

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, esteve presente na cerimônia e disse que o ITA continuará recebendo investimentos.

“O ITA é referência na área de tecnologia, referência mundial. Se for dada oportunidade aos brasileiros, mostramos que não somos inferiores aos americanos e europeu. O governo tem o compromisso de manter todos os recursos necessários”, disse.

Novo mandato

Anderson Ribeiro Correia já foi reitor da instituição entre 2016 e 2018 e agora substitui Cláudio Jorge Pinto Alves, que atuou no cargo por um ano. O novo reitor foi escolhido pelo comando da Aeronáutica a partir de uma lista tríplice emitida pelo ITA.

O novo reitor foi presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem graduação em engenharia civil pela Unicamp, é mestre em engenharia de infraestrutura aeronáutica pelo ITA e também tem doutorado em engenharia de transportes pela University of Calgary, no Canadá.