Notícia

Portal R7

Novo reitor da USP toma posse neste sábado, universidade faz 80 anos e enfrenta problemas

Publicado em 25 janeiro 2014

O professor Marco Antonio Zago toma posse como novo reitor da USP (Universidade de São Paulo)  neste sábado (25), data em que a faculdade comemora 80 anos. Zago deve dirigir a instituição pelos próximos quatro anos (2014-2018), mas chega ao comando da maior faculdade do País num momento em que ela não está em condições de fazer muita festa.

A maior preocupação da nova administração  é a liberação do campus Leste, interditado pela Justiça desde o dia 8 de janeiro, depois que técnicos atestaram a presença de gás metano no terreno da unidade. Procurada, a USP não se manifestou sobre as medidas que tomará para voltar a ocupar o campus antes da volta às aulas, prevista para fevereiro.

Considerada uma das melhores universidades da América Latina, a USP tem mais de 92 mil alunos que estudam em 42 unidades de ensino e pesquisa. A faculdade é responsável por 23% da produção científica brasileira e por 21% de todos os alunos de pós-graduação do Brasil. O novo reitor da instiuição terá a missão de gerenciar um   orçamento de  R$ 4,3 bilhões.

Novo Reitor

Zago foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin no dia 26 de dezembro, juntamente com o professor Vahan Agopyan, que exercerá a função de vice-reitor da Universidade. A chapa formada por Zago e Agopyan ganhou a  eleição realizada no dia 19 de dezembro, com 1.206 votos, e encabeçava a lista tríplice encaminhada ao governador.

Professor titular da USP desde 1990, ele era pró-reitor de Pesquisa da USP desde 2010. Zago também coordenou o CTC ( Centro de Terapia Celular), um  CEPID(Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão) da Fapesp. A cerimônia acontece às 16h, no Palácio dos Bandeirantes.

Do R7