A FAPESP aprovou projeto temático para os professores Erich de Paula e Fernanda Orsi, dos Departamentos de Clínica Médica e de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O objetivo é estudar a fisiopatologia de doenças inflamatórias e infecciosas que produzem estados protrombóticos nos pacientes, ou seja, a propensão à trombose venosa decorrente de uma anormalidade no sistema de coagulação. O investimento será de aproximadamente R$ 2,5 milhões, a serem aplicados até 2029.
O projeto aprovado pela FAPESP tem como objetivo estudar o papel da ativação da coagulação e das plaquetas na fisiopatologia de doenças inflamatórias. Dentre as doenças de interesse do grupo estão a anemia falciforme, a síndrome do anticorpo antifosfolipídeo e a sepse - particularmente em pacientes com neutropenia febril após a quimioterapia. Outras doenças infecciosas e não infecciosas também poderão ser abordadas.
Esta linha de pesquisa vem sendo conduzida pelos dois pesquisadores há pelo menos uma década e os resultados dos trabalhos anteriores permitiram a obtenção deste financiamento. O projeto conta ainda com colaboradores de diversos centros do Estado de São Paulo de outros estados do Brasil assim como dos Estados Unidos.