Notícia

Portal São José dos Campos

Novo programa da TV Cultura mostra a produção científica no Estado de São Paulo

Publicado em 05 março 2015

A TV Cultura e a Univesp TV estreiam esta semana o programa SP Pesquisa, que apresenta os bastidores da produção científica paulista em diversas áreas do conhecimento, de forma simplificada e interessante ao espectador. 
A nova atração começa a ser exibida na TV Cultura, no próximo sábado (7/3), às 16h, e na Univesp TV no domingo (8/3), 19h.

O SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura e Univesp TV. A nova série acompanha o trabalho de pesquisadores vinculados a universidades e institutos científicos paulistas.

As reportagens exploram temas diversos, desde os micróbios que habitam nosso intestino até o Universo em expansão. O programa de estreia trata dos estudos que relacionam a microbiota intestinal com doenças como a diabetes e a obesidade. O segundo, chamado Mistérios do Oceano, aborda pesquisas feitas no Atlântico Sul, entre elas uma que monitora temperatura, pressão e salinidade das águas nos mares brasileiros a fim de melhorar os dados sobre previsão do tempo e estudos do clima.

Além de tratar dos desafios científicos que as pesquisas apresentadas tentam desvendar, o programa procura desmistificar o próprio trabalho dos cientistas.

Neste mês de estreia, os outros dois episódios trazem a abordagem cientifica e histórica do riso; e as pesquisas sobre o aparecimento da espécie humana na América.

Entre outros assuntos que o SP Pesquisa trará nas próximas edições estão: Centro de Estudos da Metrópole; Coração; Como Vota o Brasileiro; Pesquisa do Câncer no Brasil; Subsolo Brasileiro; Grandes Extinções; e Grafeno.
A série foi produzida pela Itinerante Filmes.

Serviço
SP Pesquisa
Exibição
- TV Cultura: aos sábados, às 16h;
- Univesp TV (canal digital aberto 2.2 da Fundação Padre Anchieta): aos domingos, às 19h; e às quintas-feiras, às 21h30

Fonte: TV Cultura