Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Novo presidente da Fapesp toma posse

Publicado em 08 setembro 2015

O novo presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) tomou posse nesta terça-feira (8). O físico nuclear José Goldemberg, 87 anos, um dos maiores especialistas em energia do país, assume o cargo que foi ocupado nos últimos oito anos pelo professor titular da Faculdade de Direito da USP Celso Lafer

Em 2014, a Fapesp geriu uma receita de R$ 1,22 bilhão. Segundo o último relatório de atividades da instituição, deste total, 94% (R$ 1,15 bilhão) foram destinados a pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas no território paulista. "A Fapesp criou condições para que as universidades públicas de São Paulo formassem centenas de milhares de profissionais e especialistas de todas as áreas," explicou o novo presidente.


De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a Fundação é essencial. "Ela (Fapesp) é o DNA de São Paulo, que é a inovação, a vanguarda do conhecimento, da pesquisa. Além disso, tem essa aproximação mais necessária com o setor produtivo, essa boa sinergia para atrair as empresas, estimular startups e gerar novos empregos, agregando valor e através da ciência melhorar a vida da população".


Goldemberg é doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, presidente da Companhia Energética de São Paulo, reitor da USP e secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Foi também secretário de Ciência e Tecnologia, secretário do Meio Ambiente e ministro da Educação do Governo Federal. Foi professor na USP, na Universidade de Paris (França) e na Princeton University (Estados Unidos).