WASHINGTON - Astrônomos na Califórnia encontraram um outro planeta ao redor de uma estrela similar ao Sol, desta vez na constelação de Câncer. A descoberta totaliza um número de cinco novos planetas detectados fora do sistema solar desde outubro do ano passado.
"Parece que estamos entrando numa nova era de achar um planeta por mês", disse um dos descobridores, o pesquisador Paul Butler, da Universidade Estadual de São Francisco. Junto com Geoffrey Marcy, da mesma universidade, Butler confirmou a existência do novo planeta através de observações realizadas no último fim de semana.
O planeta está em órbita ao redor de uma estrela a 45 anos-luz (distância que a luz percorre era um ano) da Terra e, sob condições adequadas, é visível a olho nu. Ele é muito parecido com o primeiro planeta descoberto próximo a uma estrela similar ao Sol, que foi anunciado por uma equipe suíça há seis meses.
"A descoberta comprova que os outros planetas encontrados antes não eram fantasia", afirmou Stephen P. Maran, porta-voz da Sociedade Americana de Astronomia. "Enquanto novos telescópios e tecnologias surgirem, planetas vão aparecer por toda parte."
Marcy e Butler estavam procurando por planetas fora do sistema solar desde 1987 e acompanhando 120 estrelas. Os dois desenvolveram um software especial que faculta uma precisão sem precedentes nas medidas.
Notícia
Jornal do Brasil