Notícia

A Tribuna (Santos, SP) online

Novo navio de pesquisa da USP será inaugurado nesta quarta-feira

Publicado em 29 maio 2012

Será oficialmente inaugurado amanhã o Alpha Crucis, novo navio oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia será realizada no Salão Verde do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no Armazém 25 do Porto de Santos, às 9 horas. E integrará o evento Acelera São Paulo, que terá a presença do governador Geraldo Alckmin.

Também participarão da solenidade o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Celso Lafer, o diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz, e o reitor da USP, João Grandino Rodas, entre outras autoridades e empresários.  

Após dez meses de reforma, o Alpha Crucis atracou no complexo santista na manhã do último dia 13. A viagem durou 45 dias. O ponto de partida foi Seattle, nos Estados Unidos. A embarcação substituirá o Professor W. Besnard, desativado em 2008 depois de um incêndio.  O novo navio da USP está parado em frente ao Armazém 8, onde será implantada a base de ensino e pesquisas da universidade. A expectativa é de que os trabalhos de reforma do local comecem no segundo semestre. Já a primeira viagem do Alpha Crucis deve ocorrer em julho.