Notícia

Refrescante

Novo livro da PAULUS apresenta aos jovens universo teatral em sintonia com a música

Publicado em 10 julho 2012

Quem nunca sonhou em ser integrante de uma banda ou até mesmo brincar de ter uma? O segundo volume da coleção Em Cena, Tirando um som, traz uma peça teatral montada a partir do sonho de cinco personagens em formar um grupo musical, pautado por alguns medos e inseguranças a serem superados no decorrer da trama.

Escrita por Marcos Gomes, Paula Autran e Roberto Morettho, a obra é um convite para os jovens conhecerem um pouco mais destas artes tão importantes: o teatro e a música. "Esta peça foi escrita por nós três, cada um com a sua personalidade, seu jeito de ver o mundo e uma pergunta em comum: quem nunca quis montar uma banda? Aposto que você já quis montar a sua. Pois é, nós também. E ela está aqui, neste livro. Tente imaginar os personagens em ação, pois ler uma peça de teatro é imaginar que ela está acontecendo aqui e agora, só que dentro da sua cabeça", explicam os autores.

As primeiras páginas introduzem os personagens e descrevem os cenários, para, em seguida, começar a história. O leitor encontrará explicações e direções típicas da estrutura de um texto dramático, auxiliando quem ainda não tem conhecimento no ramo ou relembrando os mais experientes.

A peça vai se desenvolvendo quando Beat, LP, Paulo, Renata e Thaís se reúnem para montar uma banda. A história, que se passa nos dias de hoje, aborda o desafio de aprender a conviver com as diferenças e dividir o tempo entre os ensaios, trabalho, família e as dificuldades em conseguir se tornar um artista.

No decorrer das páginas, o leitor encontrará termos comuns que fazem parte do seu cotidiano e outros nem tanto, sobretudo em relação ao "mundo da música", como "fita cassete e "vinil". Dessa forma, o livro proporciona conhecimento e muita diversão, incentivando a pesquisa, o estudo e a criação de novas peças.

Tirando um som foi criado a partir do processo colaborativo entre autores, dramaturgos e atores, que se ajudaram na elaboração do texto e da peça. A obra servirá como fonte de conhecimento para aprimorar a imaginação e a inspiração dos jovens.

Marcos Gomes é dramaturgo, ator, diretor e escreve peças.

Paula Autran é formada em Jornalismo e História. Participou do grupo de dramaturgia do teatro de São Paulo (O CPT, do Antunes Filho) por três anos.

Roberto Morettho começou a fazer teatro na igreja com 12 anos de idade. É formado como professor e diretor de teatro pela Faculdade de Artes Cênicas da USP. Desenvolveu pela Fapesp uma pesquisa em grupo sobre teatro de animação (máscaras, bonecos e objetos). Acabou de fazer uma residência artística nos Estados Unidos, por meio de bolsa da Funarte.

Fábio Sgroi nasceu em São Paulo. É formado em Design Gráfico e é pós-graduado em Multimídia. Começou a desenhar profissionalmente aos 19 anos e hoje já ilustrou mais de cem livros.

Serviço

Título: Tirando um som

Autores: Marcos Gomes, Paula Autran e Roberto Morettho

Ilustrações: Fábio Sgroi

Coleção: Em Cena

Acabamento: Brochura

Formato: 15,8 cm x 22,8 cm

Páginas: 80

Preço: R$ 22,00

Áreas de interesse: Língua Portuguesa, História e Educação Artística