Notícia

Todo Dia (Americana, SP)

Novo laboratório marca os 114 anos do IZ em N.Odessa

Publicado em 17 julho 2019

O IZ (Instituto de Zootecnia) de Nova Odessa já tem seu laboratório de forr agicultura, espaço para o desenvolvimento de pesquisas nos sistemas integrados de produção agropecuária. A inauguração do local se deu na segunda feira, em comemoração ao aniversário de 114 anos da instituição. Na ocasião, foi descerrada uma placa com a presença de autoridades do Estado e do município.

O novo laboratório vai ampliar a capacidade de análises do “ Banco Ativo de Germoplasma ”, o único em diversidade de espécies forrageiras tropicais da América Latina. A reestruturação do laboratório foi possível com o investimento de R$ 602 mil provenientes do total dos R$ 11,6 milhões — aporte financeiro da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), destinados para a idealização de todo o Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa do IZ, firmado em 2018. HISTÓRIA Pioneiro na pesquisa científica mundial em produção animal sustentável, o IZ, departamento da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, destaca-se pela inovação em pesquisa científica e tecnológica, transferindo a técnicos e produtores rurais informações que refletem em aumento de eficiência e de produtividade no campo com sustentabilidade, levando ao consumidor final produtos mais saudáveis.

“ A história do IZ caminha paralela à história de Nova desa, pois ele iniciou suas atividades apenas dois meses depois da fundação da nossa cidade, em 1905. E o IZ é pioneiro na pesquisa científica mundial em produção de animal sustentável ”, disse Wagner Morais, secretário de Governo. “ O IZ vem cumprindo com a sua função que é estabelecer um compromisso mais forte com seus usuários e solucionar problemas do dia a dia do produtor rural ”, declarou Edson Barros, secretário do Meio Ambiente.