Notícia

Jornal Cana online

Novo laboratório de Biotecnologia de cana do IAC ampliará estudos

Publicado em 13 setembro 2010

Por Andréia Moreno

Para evitar o flechamento da cana, é preciso conhecer os mecanismos do florescimento e para isso, a pesquisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) ganha reforço na infraestrutura com o lançamento do Novo Laboratório de Biotecnologia do Centro de Cana do IAC, de Ribeirão Preto (SP). O IAC irá inaugurar nesta terça-feira (14), às 15h, o Laboratório de Biotecnologia do Centro de Cana do IAC em um espaço de 550 m² que possibilitará a ampliação de estudos, da capacitação de recursos humanos e de parcerias com o setor de produção. Além do laboratório, será inaugurada a primeira Câmara de Fotoperíodo do Brasil, que viabilizará o sincronismo do florescimento, e haverá o lançamento de três variedades IAC de cana-de-açúcar.

O Laboratório de Biotecnologia, construído com recursos do Governo do Estado e da FAPESP, abrange as áreas de sequenciamento de DNA, microscopia, diagnóstico molecular e expressão gênica.

De acordo com a pesquisadora do IAC, Silvana Aparecida Creste Dias de Souza, a nova infraestrutura permitirá desenvolver grandes projetos e atrair profissionais altamente qualificados. Além da equipe do Instituto, o Laboratório conta com grupo de jovens pesquisadores vindos de outras instituições e que encontram no Centro de Cana do IAC espaço privilegiado para a prática científica, onde as informações sobre biotecnologia são aplicadas ao melhoramento genético. "Essa oportunidade é rara no Brasil, eles estão deslumbrados", diz a pesquisadora. "O conhecimento precisa ser aplicado ou ele morre por falta de conexão, é preciso atrelar as ferramentas da biotecnologia a um programa de melhoramento competitivo, capaz de incorporar as informações", afirma.

O novo laboratório integra a estrutura de melhoramento genético do Programa Cana IAC, responsável pelo desenvolvimento de 20 variedades IAC nos últimos oito anos. As pesquisas abordam, em sua maioria, aspectos multidisciplinares que envolvem melhoramento genético, fisiologia, fitossanidade, nematologia, irrigação e estudos do clima e solos. Os projetos buscam atender às demandas e, para Silvana, uma necessidade imediata está em conhecer o florescimento da cana.

A pesquisadora explica que com os novos recursos trazidos pelo novo laboratório e com o funcionamento da Câmara de Fotoperíodo será possível induzir o florescimento da cana em Ribeirão Preto.

SERVIÇO

Inauguração Laboratório de Biotecnologia e Câmara de Fotoperíodo - Lançamento de variedades IAC de cana-de-açúcar

Data: 14 de setembro de 2010.

Horário: 15h

Local: Centro de Cana do Instituto Agronômico - IAC-APTA

Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira Km 321- anel viário Contorno Sul, Ribeirão Preto, SP.