Diferentes instituições de pesquisa no País já podem se beneficiar de um laboratório de alto desempenho computacional para a realização de estudos na área de genoma. Com investimentos de R$ 2 milhões, será inaugurado hoje o Núcleo de Bioinformática da Embrapa Informática Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Localizado nas dependências da Universidade de Campinas (Unicamp), o novo laboratório irá beneficiar principalmente a indústria farmacêutica, pois nele serão realizados estudos para identificar a funcionalidade das proteínas. O novo núcleo é formado por supercomputadores desenvolvidos pela USP e Itautec, e equipamentos da Dell e Silicon Graphics.
Segundo José Gilberto Jardine, chefe geral da Embrapa Informática, por meio de estruturas tridimensionais geradas pelos computadores será possível pesquisar com maior rapidez as substâncias que inibem o desenvolvimento de proteínas causadoras de doenças como o câncer. "A simulação permite reduzir em milhares de vezes os experimentos necessários", diz.
De acordo com Jardine, o laboratório já funciona há cerca de seis meses. Nele, foi desenvolvido o programa SMS (Software Sting Millenuinm Suite), que permite otimizar os estudos do genoma. "Já foram realizados cerca de 10 milhões de acessos no nosso programa", diz Jardine.
"Iremos lançar a versão 2.2 no ano que vem, que será disponibilizada na rede internacional PDB (Protein Date Bank), sediada em San Diego, Estados Unidos", diz Jardine.
Segundo o pesquisador, outras instituições internacionais de países como França, Estados Unidos. China e Japão também utilizarão o sistema.
Além da cerimônia de inauguração do Núcleo de Bioinformática da Embrapa, será formalizado um convênio entre a Unicamp e a Embrapa para pesquisas de zoneamento de risco e monitoramento das condições meteorológicas do Brasil.
Participarão dos estudos cerca de 60 pesquisadores das duas instituições. Serão investidos cerca de R$ 10 milhões anuais nesses projetos que objetivam assessorar os agricultores para a melhor época de colheitas.
Notícia
DCI