Notícia

Jornal da Ciência online

Novo curso pretende fomentar análise crítica de métricas de desempenho acadêmico

Publicado em 29 janeiro 2020

Por Agência Fapesp

Oferecido pela FEA/USP, objetivo é desenvolver competências e habilidades para analisar criticamente o uso de métricas. O período de inscrição vai de 3 a 22 de fevereiro de 2020 e são oferecidas 80 vagas

O 1º Curso de Atualização em Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais terá início no dia 18 de março, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), em São Paulo. O período de inscrição vai de 3 a 22 de fevereiro de 2020. São oferecidas 80 vagas.

Com duração de 40 horas, incluindo atividades a distância e presenciais, o curso visa desenvolver competências e habilidades para analisar criticamente o uso de métricas, além de empreender e liderar ações relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no Brasil.

O curso foi concebido no âmbito projeto “Indicadores de desempenho nas universidades estaduais paulistas“, vinculado ao Programa de Políticas Públicas da FAPESP, que é coordenado pelo professor Jacques Marcovitch e tem como parceiros a FEA-USP, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (leia mais em agencia.fapesp.br/31756 e agencia.fapesp.br/28390).

O público-alvo inclui dirigentes universitários e profissionais vinculados a universidades com elevado engajamento em pesquisa. Também podem se inscrever jornalistas das áreas de ciência e educação, pesquisadores e outros profissionais dedicados à análise do desempenho acadêmico e de comparações nacionais e internacionais em educação.