Notícia

Refrescante

Novo chefe de gabinete e pró-reitores

Publicado em 14 janeiro 2013

O reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan, e a vice-reitora, Marilza Vieira Cunha Rudge, tomaram posse no dia 11 de janeiro de 2013. A cerimônia ocorreu no Memorial da América Latina.

Durigan e Marilza foram nomeados pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no dia 17 de outubro para um mandato de 4 anos, a partir de 15 de janeiro de 2013.

A cerimônia teve as presenças do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo; do governardor do Estado, Geraldo Alckmin, dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, e da Educação, Herman Voorwald. Durigan receberá o cargo de reitor da Unesp de Voorwald, que licenciou-se das funções em 2011 para assumir a pasta da Educação a convite do governador Alckmin.

Seus nomes lideraram as listas tríplices encaminhadas pela Unesp ao governador após resultado de consulta on line à comunidade para escolha do reitor e vice-reitor da Unesp, feita nos dias 17 a 20 de setembro. A chapa Excelência Institucional, composta por Durigan e Marilza obteve 89,61% dos votos válidos, aplicada a proporcionalidade de 70%, 15% e 15%, respectivamente, para docentes, alunos e servidores técnicos-administrativos.

Durigan é professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Câmpus de Jaboticabal. Marilza é é professora da Faculdade de Medicina, Câmpus de Botucatu.

Conheça o perfil de alguns dos integrantes da gestão recém-empossada na Universidade:

Chefe de Gabinete

Roberval Daiton Vieira

Foi assessor chefe da Assessoria de Planejamento e Orçamento da Unesp, na gestão anterior. Sua experiência administrativa também inclui, entre outros cargos, o de diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) do Câmpus de Jaboticabal, onde leciona como professor titular. Graduado em Agronomia por essa unidade, obteve mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutorado pela Universidade de Kentucky (EUA). Com experiência na área de Produção e Tecnologia de Sementes, publicou mais de 105 artigos em periódicos do país e do exterior, além de quatro livros e treze capítulos de livros.

Pró-reitor de Administração

Carlos Antonio Gamero

Professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Câmpus de Botucatu, possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP), instituição em que também realizou o mestrado e o doutorado. Como pesquisador, enfatizou as atividades na área de Máquinas e Mecanização Agrícola. Ocupou a Chefia de Gabinete da Unesp na gestão anterior, e foi diretor da FCA. Entre outros cargos, foi secretário executivo do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp).

Pró-reitor de Graduação

Laurence Duarte Colvara

Há anos participa das discussões para o aperfeiçoamento da área de graduação da Unesp, tendo sido presidente da comissão de estudos da articulação dos cursos de Engenharia e membro da comissão especial para elaborar o plano de expansão do ensino de graduação. Sua formação em Engenharia Elétrica compreende graduação pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor titular da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira (Feis), tem atuado principalmente na área de Sistemas Elétricos de Potência.

Pró-reitor de Pós-Graduação

Eduardo Kokubun

Fez sua graduação, o mestrado e o doutorado em Educação Física na Universidade de São Paulo e atualmente é professor titular do Instituto de Biociências (IB), Câmpus de Rio Claro. Como assessor da Pró-reitoria de Pós-graduação, já ocupou o cargo de pró-reitor interino da área. Coordena o Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde, promovendo pesquisas voltadas para os benefícios da atividade física na saúde. Também é coordenador do projeto de extensão Programa de Atividade Física para Diabéticos, Hipertensos e Obesos em Unidades Básicas de Saúde.

Pró-reitora de Extensão Universitária

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Ocupou cargos como o de diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília e de coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Unesp. Professora titular da FFC, é assessora do comitê de área de Comunicação, Artes e Ciência do CNPq, e membro da International Society of Knowledge Organization (ISKO), entre outras instituições. É parecerista ad hoc de agências de fomento e integra comitês científicos de periódicos de Ciência da Informação no país e exterior. Pesquisadora CNPq nível 1C, publicou o livro Precis na língua portuguesa: teoria e prática de indexação. Graduou-se pela Escola de Biblioteconomia de São Carlos e tem mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP.

Pró-reitora de Pesquisa

Maria José Soares Mendes Giannini

Mantém-se, pela segunda gestão seguida, à frente da Pró-reitoria. É professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Câmpus de Araraquara, e pesquisadora 1B do CNPq. Membro do Conselho Superior da Fapesp, integra o corpo de consultores da Capes, Fapesp, Finep e CNPq. Também faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica, colaborando com grupos da área de Micologia e Biologia Celular do Brasil e exterior. Publicou diversos artigos em periódicos internacionais, escreveu sete capítulos de livro e participou de congressos no Brasil e no exterior. Com graduação, mestrado e doutorado pela USP, coordena projetos na área interação fungo-hospedeiro.

Assessoria de Comunicação e Imprensa